Bem-Estar
Como podemos falar com os homens sobre sua saúde mental?
Vale lembrar que a saúde emocional dos filhos é diretamente influenciada pelo estado emocional dos pais
Por Redação
01 de setembro de 2024, às 13h22
Link da matéria: https://liberal.com.br/mais/bem-estar/como-podemos-falar-com-os-homens-sobre-sua-saude-mental-2241656/
Falar sobre saúde mental para o público masculino é um tema ainda tratado com pouca relevância. De acordo com a psicóloga terapeuta cognitivo comportamental Rosângela Casseano, responsável pela PsicoPass, o estigma em torno da saúde mental é um fator significativo.
📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp
“Muitas vezes, questões emocionais são vistas como fraquezas, e os homens podem sentir que buscar ajuda é um sinal de vulnerabilidade. Além disso, a falta de educação e conscientização sobre saúde mental nas comunidades masculinas contribui para essa despriorização, explica.
Para quebrar esse estigma, é importante que se promovam conversas abertas sobre saúde mental, utilizar figuras públicas que falem sobre suas experiências e criar espaços seguros para que os homens compartilhem suas lutas emocionais, o que pode ajudar a desestigmatizar o tema. Além disso, a educação sobre saúde mental nas escolas e comunidades é fundamental.
Siga o LIBERAL no Instagram e fique por dentro do noticiário de Americana e região!
“Observamos que os principais problemas emocionais que afetam os homens incluem depressão, ansiedade, estresse, raiva e problemas relacionados ao alcoolismo. Além disso, a dificuldade em expressar emoções pode levar a conflitos interpessoais e problemas de relacionamento”
Ainda segundo a especialista, vale lembrar que a saúde emocional dos filhos é diretamente influenciada pelo estado emocional dos pais, pois podem transmitir padrões de comportamento, reatividade emocional e valores dos filhos.
Ajuda e superação
Dicas de como ajudar os homens a superar essa dificuldade de buscar ajuda com psicólogos e psiquiatras:
- A família deve criar um ambiente de apoio, onde a comunicação aberta sobre sentimentos e desafios é incentivada;
- Oferecer apoio emocional;
- Promover a busca de ajuda quando necessário e participar de atividades em conjunto que fortaleçam os laços familiares;
- Sugerir e participar junto de novos hábitos saudáveis, como manter uma rotina de exercícios, praticar técnicas de gerenciamento de estresse, participar de atividades sociais e buscar apoio emocional sempre que necessário;
- Propor a terapia on-line, uma boa alternativa para superar obstáculos.
“A conscientização sobre a importância da saúde mental e a disposição para falar sobre sentimentos são fundamentais”, finaliza Rosângela.
Sobre a PsicoPass: psicopass.com.br
Faça parte do Club Class, um clube de vantagens exclusivo para os assinantes. Confira nossos parceiros!