18 de abril de 2024 Atualizado 22:58

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Dicas

Como fazer uma lista de compras organizada

Confira algumas sugestões da nutricionista Adriana Stavro

Por Redação

12 de outubro de 2020, às 15h52

Aqueles que não planejam, falham, e isso é especialmente verdade quando se trata de compras de supermercado. Sem uma lista em mãos e um plano de refeições, você pode acabar comprando mais e desperdiçando comida. Uma lista bem pensada não é apenas um auxiliar de memória, mas também pode levar a escolhas alimentares mais saudáveis​.

Além disso, aqueles que organizam suas refeições com antecedência, tendem a cozinhar mais em casa, uma prática que tem sido associada a uma melhor qualidade de vida, e a níveis mais baixos de gordura corporal. Vamos às regras!!!

Algumas dicas podem te ajudar na hora das compras – Foto: Divulgação

ORGANIZE-SE
Um bom planejamento é essencial para qualquer plano alimentar bem-sucedido.

Manter a cozinha, despensa e geladeira organizadas, facilita muito, desde a criação de cardápios, compras de supermercado e preparação dos pratos, pois você saberá exatamente o que tem em mãos e onde estão seus ingredientes.

Não há maneira certa ou errada de arrumar seus espaços. Apenas verifique se é um sistema que funciona para você.

EVITE FAZER COMPRAS QUANTO ESTIVER COM FOME.
Para a nutricionista, além de dificultar a concentração, sentir fome durante as compras pode causar um aumento nos seus gastos.

Pesquisas mostraram que comprar comida com fome é um risco, pois os compradores têm a tendência de comprar itens que não precisam, ou encher o carrinho com lanches não saudáveis. Por isso, se sentir uma pontada de fome antes de sair, não hesite em fazer um lanche, mesmo que esteja fora da sua rotina típica de refeições.

PRESTE ATENÇÃO À SAZONALIDADE
Comer alimentos da época tem uma série de benefícios. As frutas e legumes são frescos, deliciosos, e são mais econômicos, já que as lojas costumam ter as melhores ofertas.

COMPRE PRODUTOS FRESCOS
Toda compra deve ter uma categoria de produtos frescos. Porém, ao planejar suas receitas, leve em consideração a rapidez com que frutas, legumes e ervas naturais podem estragar. Por isso prepare suas refeições ​​no início da semana, com os vegetais e ervas mais perecíveis.

POR ONDE COMEÇAR
Uma boa maneira de começar a planejar suas refeições, é criar um quadro de receitas detalhando o que gostaria de comer, incluindo café da manhã, almoços, jantares e lanches. Depois anote todos os ingredientes, e lembre-se de incluir a quantidade de cada alimento que precisará.

Manter uma lista de compras contínua também ajuda. Percebeu que acabou um item, anota.

Atualmente existem muitos aplicativos próprios para ajudar com o planejamento das refeições e das listas. Se preferir escolha um e use.

Faça um inventário dos itens da despensa e da geladeira, verifique se você tem coisas como azeite, macarrão, leite, ovos e outros itens básicos que talvez não precise comprar.

COMO ORGANIZAR A LISTA
Depois de ter a lista de itens em mãos, organize-se da melhor maneira. Pode ser por seções ou corredores ou layout do supermercado. Dessa forma, passará pela loja com eficiência, sem precisar ir e voltar de um corredor para outro.

A nutricionista Adriana Stavro explica “Eu gosto de planejar todo o meu percurso no supermercado, organizando os cabeçalhos da minha lista com base no layout da loja. Exemplo. As frutas, verduras e legumes ficam logo na entrada, então é a primeira categoria em minha lista de compras, a padaria é a próxima e assim sucessivamente. Sigo exatamente o layout do supermercado e a ordem na minha lista. Isso me poupa muito tempo. Sei exatamente o que eu quero e onde encontrar.”

Exemplo de lista por categorias

● Vegetais: Brócolis, beterraba, couve-flor, aspargo, cebola, cenoura, pimentão, espinafre, couve, rúcula, verduras, rabanetes, feijão verde, abobrinha, tomate, couve de Bruxelas, cogumelos.

● Frutas: Bananas, maçãs, uvas, laranjas, limões, limas, peras, cerejas, abacaxi, romã, kiwi, manga.

● Proteínas: Ovos, camarão, peixe, frango, tofu, carne bovina.

● Carboidratos: Batata-doce, mandioquinha, inhame, batata, aveia, abóbora, quinoa, arroz integral, feijão, lentilha, sementes de chia, trigo sarraceno, cevada, pão integral.

● Gorduras saudáveis: Azeitonas, azeite, abacate, óleo de abacate, coco, óleo de coco, nozes, sementes, tahine.

● Laticínios e não lácteos: Iogurte desnatado, queijo cottage, leite de amêndoa, leite de coco, queijo de cabra, leite desnatado.

● Condimentos: vinagre de maçã, vinagre balsâmico, sal, pimenta, orégano.
.
● Bebidas: água

Importante:
● Reduza ao máximo os doces e salgadinhos ao criar sua lista de compras.
● A ingestão excessiva de alimentos altamente processados, como cereais açucarados, doces, refrigerantes, batatas fritas e assados, pode atrapalhar seus objetivos de perda de peso e prejudicar sua saúde.

Fonte: Adriana Stavro, Nutricionista Funcional e Fitoterapeuta

Publicidade