29 de março de 2024 Atualizado 09:51

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Presentes

Como escolher brinquedos adequados à idade do bebê

As festas de fim de ano estão chegando e os pais/família geralmente gostam de presentear as crianças nessa época

Por Redação

05 de dezembro de 2020, às 08h33

O Natal é geralmente uma época em que as crianças recebem algum tipo de presente dos pais ou de outros familiares. Nesse período, você pode se perguntar: como saber quais presentes são melhores para o meu filho?

Segundo Sofía Martinez, líder de conteúdo Kinedu, aplicativo para pais focado em atividades de estímulo a bebês e crianças de 0 a 4 anos e que conta com a parceria de universidades como Harvard e Stanford, as crianças descobrem o mundo brincando, então é importante que sejam expostas a experiências enriquecedoras e às ferramentas certas.

É importante que o brinquedo não ofereça riscos à criança – Foto: Divulgação

Quando se trata de crianças pequenas, é importante seguir as recomendações da embalagem para garantir que os brinquedos sejam seguros para o seu filho brincar. Além disso, é importante estimular as habilidades emergentes da criança com brinquedos que correspondam ao seu nível de desenvolvimento.

Os brinquedos que o seu filho tem disponíveis darão a ele a oportunidade de seguir seus interesses únicos e irão moldar seu desenvolvimento. Brinquedos educativos são qualquer coisa que: estimule a imaginação do seu filho, possa ser montada e desmontada, incentive-o a explorar e resolver problemas e mantenha-o ativo.

Lembre-se de que quanto mais coisas o brinquedo faz, menos seu filho precisa fazer. Muitas vezes, as melhores ferramentas de aprendizagem podem ser encontradas em utensílios domésticos seguros.

Lembre-se de sempre colocar a segurança do seu filho em primeiro lugar. Os brinquedos seguros para crianças pequenas não podem ser quebrados, são pintados com tinta atóxica sem chumbo e podem ser limpos com facilidade. Certifique-se de que não haja peças pequenas que possam se soltar e se alojar na garganta do seu filho.

Os pais devem verificar os brinquedos frequentemente, certificando-se de que eles ainda são seguros, pois o desgaste pode tornar perigoso um brinquedo que já foi seguro um dia.

Neste Natal, tenha em mente estes importantes fatores quando for às compras:

0 a 6 meses
Bebês pequenos gostam de olhar rostos e cores brilhantes e segui-los com o olhar. Eles podem alcançar objetos e explorá-los com as mãos, os pés e a boca. Quando eles ouvem um som peculiar, eles se viram e olham em direção a ele.

Bons brinquedos para essa idade incluem: chocalhos, aros grandes, mordedores, brinquedos de apertar, livros de banho com rimas, espelhos inquebráveis.

7 a 12 meses
Esses meses são normalmente os mais ativos. Os bebês estão em movimento e, por isso, interagem com o ambiente de maneiras novas e empolgantes – rolando, sentando, engatinhando, levantando-se e ficando de pé.

Bons brinquedos para bebês neste estágio incluem: coisas para brincar de faz-de-conta, como bonecas, bichinhos de pelúcia e carrinhos de brinquedo, blocos grandes e cubos para montar, bolas grandes, brinquedos de empurrar e puxar, coisas para colocar e tirar, como um cubo de encaixar com formas geométricas.

1 ano de idade
Crianças nesta idade estão em contato constante com seu ambiente, explorando seus arredores e se movimentando. Sua linguagem está em constante expansão, e eles gostam de livros de histórias.

Os brinquedos que são apropriados para essa idade incluem: livros com ilustrações, músicas, rimas e histórias simples; giz de cera, marcadores laváveis ​​e tintas atóxicas; telefones de brinquedo, bonecas e fantasias para brincar de faz-de-conta; blocos de plástico e de madeira para montar; quebra-cabeças grandes.

Fonte: Kinedu

Publicidade