28 de março de 2024 Atualizado 20:58

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Doença crônica

Como a psoríase impacta a rotina

Embora 125 milhões de pessoas em todo mundo convivam com a doença cíclica, ainda existem muitas dúvidas em torno do assunto

Por Da redação

12 de junho de 2020, às 15h33

Definida por uma inflamação da pele que pode acometer os braços, tronco e também o couro cabeludo, a psoríase costuma aparecer em jovens adultos – na faixa etária de 20 a 40 anos, e como consequência, pode trazer danos na vida dos pacientes. Estes, muitas vezes, são acentuados pela falta de conhecimento.

Embora 125 milhões de pessoas em todo mundo convivam com a doença cíclica- sendo 5 milhões no Brasil, segundo Instituto de Pesquisa em Felicidade da Dinamarca, ainda existem muitas dúvidas em torno do assunto.

Embora sejam localizadas, existem variações, como a psoríase eritrodérmica, que pode acometer todo o corpo, incluindo unhas e articulações – Foto: Divulgação

Pensando nisso, a farmacêutica de uma rede de farmácia de manipulação, Janaina Souza, ressalta a importância de levar adiante mais informações sobre o problema de pele. “Antes de mais nada, é preciso entender que a psoríase não é contagiosa. Estamos falando de uma doença autoimune, muitas vezes hereditária”, aponta a profissional.

Seguindo a linha de conhecimentos gerais sobre a psoríase, Janaina descreve os principais sintomas.

“O aparecimento de lesões avermelhadas e descamativas é o que vai comunicar a existência do problema. Embora elas sejam localizadas na maioria dos casos, existem variações, como a psoríase eritrodérmica, que pode acometer todo o corpo, incluindo unhas e articulações”, aponta.

E é diante de um diagnóstico correto que é possível começar a agir e seguir com tratamentos eficazes para psoríase. Estes, são muitos: começam com o cuidado mental, descanso e se estendem aos medicamentos.

MEDIDAS PREVENTIVAS
A ansiedade e estresse podem ser fatores agravantes da doença, segundo a farmacêutica.

“A nossa mente controla o corpo. Por isso, momentos conturbados podem desencadear crises. É importante ter atividades prazerosas na rotina, isso alivia a fadiga mental e contribui de maneira positiva no controle da psoríase – e qualquer outro problema de saúde”, diz.

Muitas vezes a psoríase demanda medicações em seu tratamento. Nesses casos, a recomendação médica é indispensável. Porém, como tratamento complementar, manipulados são a pedida certa.

Fonte: https://rederosario.com.br/

Dieta para Psoríase: o que comer e o que evitar

A alimentação ajuda a complementar o tratamento da psoríase porque ajuda a diminuir a frequência com que surgem as crises, assim como a gravidade das lesões que aparecem na pele, controlando também a inflamação e a irritação típicas da psoríase.

É importante incluir na alimentação diárias alimentos ricos em ômega 3, fibras, frutas e vegetais, pois são ricos em antioxidantes e exercem efeito anti-inflamatório no organismo, permitindo diminuir a gravidade das crises. Por isso, o ideal é procurar orientação de um nutricionista para que sejam feitas adaptações na dieta de acordo com as necessidades de cada pessoa.

ALIMENTOS PERMITIDOS

Os alimentos que são permitidos e podem ser consumidos mais regularmente, incluem:

  1. Cereais Integrais
    Estes alimentos são considerados os carboidratos de baixo índice glicêmico, além de também serem fontes de fibras, vitaminas e minerais. Os alimentos de baixo índice glicêmico podem diminuir o quadro inflamatório e, consequentemente os sintomas da psoríase.
    Exemplos: pães integrais, massa integral ou à base de ovo, arroz integral ou parabolizado, milho, aveia.
  2. Peixes
    Os peixes são fontes de ácido graxos polinsaturados ômega 3 e 6 que possuem alta atividade anti-inflamatória, além de serem ricos em vitaminas do complexo B, vitamina A e minerais como o selênio. Isso ajuda a reduzir o surgimento de placas, eritema, descamação e prurido.
    Exemplos: dar preferência ao atum, a sardinha, truta ou o salmão.
  3. Sementes
    Além de serem ricas em fibras, também oferecem um bom aporte de vitaminas e minerais, como vitamina E, selênio e magnésio, por exemplo. As sementes também ajudam a evitar o processo inflamatório e diminuir sintomas da doença.
    Exemplos: sementes de girassol, sementes de abóbora, linhaça, chia entre outras
  4. Frutas
    Variar o consumo de frutas ao dia aumenta a quantidade de fibras na dieta além de garantir uma boa ingestão de vitaminas e minerais, como por exemplos a vitaminas do complexo B, vitaminas C e E, potássio, magnésio e, até mesmo flavonoides. O consumo de vitaminas ajuda a reparar as lesões provocadas na pele.
    Exemplos: laranja, limão, acerola, kiwi, banana, abacate, manga, mamão, uva, amora, framboesa.
  5. Legumes e verduras
    Oferecem um bom aporte de fibras, e são fontes de vitamina A, vitamina C e ácido fólico. Estes atuam como antioxidantes, diminuindo a inflamação e consequentemente os sintomas da psoríase
    Exemplos: cenoura, batata doce, beterraba, espinafre, couve e brócolis.
  6. Óleos e azeites
    Os óleos e os azeites são uma boa fonte de ácidos graxos polinsaturados, a gordura boa que ajuda a diminuir o processo inflamatório. Alguns deles ainda são fontes de vitamina E como exemplo os óleos vegetais.
    Exemplos: azeite de oliva extra virgem, óleo de girassol, óleo de gérmen de trigo.

Fonte: Tatiana Zanin, nutricionista
tuasaude.com

Alimentos que devem ser evitados

Os alimentos que devem ser evitados são aqueles que estimulam o aumento da inflamação, elevando o surgimento de novas crises ou, piorando os sintomas como coceira e irritação da pele. Assim deve-se evitar:
Carnes vermelhas e frituras: estes alimentos aumentam o consumo de gordura saturada e colesterol, favorecendo a inflamação e aumentando a chance de desencadear a doença.

Açúcar e farinha branca: doces, pães brancos e biscoitos. São considerados carboidratos de alto índice glicêmico e, quanto maior o índice glicêmico da dieta, maior o risco de desenvolver doenças inflamatórias, como é o caso da psoríase.

Alimentos embutidos e processados: deve-se evitar alimentos com muitos aditivos, industrializados e embutidos como por exemplo presunto, salsichas, salames entre outros.

Além disto, as bebidas alcoólicas também devem ser evitadas, pois podem aumentar a coceira e dificultar a correta absorção dos medicamentos prescritos pelo médico para o tratamento da psoríase.

Fonte: Tatiana Zanin, nutricionista
tuasaude.com

Publicidade