25 de novembro de 2020 Atualizado 15:41

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Problema

Bruxismo pode modificar formato do rosto

Recentemente, a atriz Cleo contou que a desordem ocasionou uma mudança em sua face

Por Redação

20 out 2020 às 10:05

A artista Cleo Pires usou as redes sociais, recentemente, para falar que sofre de bruxismo e que, por conta de ranger ou apertar dos dentes durante o sono, acabou modificando a arcada dentária e, como efeito, o formato do rosto.

Cleo conta que como tem bruxismo, “comia” todos os seus dentes, a arcada foi ficando cada vez menor e a mordida mais pra dentro – Foto: Reprodução / Instagram

“Bruxismo é uma parafunção que causa apertamento ou ranger dos dentes. Existem inúmeras causas, entre elas, ansiedade, estresse, tensão, má oclusão dos dentes, distúrbios articulares, entre outros”, explica o dentista Lucas Sampaulo, que destaca que o mal pode atingir todas as idades, inclusive, é bem comum, hoje em dia, em crianças.

De acordo com Lucas, antes da escolha do tratamento é preciso descobrir a causa, que pode ser tanto psicológica quanto física. Ele também afirma que os casos aumentaram durante a pandemia do novo coronavírus.

Principalmente, os causados pelo fator psicológico: estresse, ansiedade, nervoso, etc”.

Mas afinal seria possível o bruxismo modificar o formato do rosto, como disse Cleo?

“É possível, sim. Ele afeta diretamente a parte muscular e dental. Tem o fator da musculatura ficar tensionada por muito tempo, isso pode causar a hipertrofia (aumento de tamanho) do músculo masseter, deixando o rosto com aspecto “largo”. Tem também o fator de desgaste dental. Quando a pessoa que apresenta bruxismo range muito os dentes, eles acabam tendo muito desgaste, podendo alterar o rosto de uma pessoa devido à grande diminuição da dimensão vertical de oclusão”, explica.

TRATAMENTO
O dentista diz que existem tratamentos para corrigir essa alteração no formato do rosto.

“Pode variar desde uma aplicação de toxina botulínica no músculo masseter para ele perder força e diminuir o tônus, quanto aplicação de lentes ou resinas nos dentes para devolver a dimensão vertical”, conclui.

Publicidade