06 de agosto de 2020 Atualizado 00:15

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Faz bem

Benefícios do cacau para a saúde

Ele é a semente do fruto do cacaueiro e o principal ingrediente do chocolate

Por Redação

07 jul 2020 às 15:33

Rico em flavonóides e antioxidantes, mais que o açaí e a blueberry, o cacau traz muitos benefícios para a saúde. Ele ajuda a regular o intestino porque os flavonóis e catequinas que chegam ao intestino grosso podem aumentar a quantidade de bifidobactérias e lactobacillus, que são boas para a saúde.

De acordo com pesquisas realizadas pelo jornal Molecular Nutrition & Food Research, o cacau vem se mostrando uma nova alternativa para ajudar no tratamento específico de doenças intestinais. Além disso, as substâncias da fruta se mostram extremamente eficazes diante da sobrecarga celular, evitando estresse da região.

Deve-se consumir 2 colheres de sopa de cacau em pó por dia ou 40 g de chocolate amargo, o que equivale a cerca de 3 quadradinhos da barra – Foto: Divulgação

Outra pesquisa, realizada pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Nutrição Alimentar, da Espanha, reconheceu os benefícios que o cacau pode trazer para a saúde de maneira geral. A utilização do cacau, inclusive, vem sendo aplicada de diferentes maneiras no mercado tradicional.

Para consumir o cacau, deve-se cortar a fruta com um facão para quebrar sua casca que é muito dura. A seguir o cacau pode ser aberto e poderá ser observado um ‘cacho’ esbranquiçado coberto por uma substância viscosa muito doce, cujo interior possui o cacau escuro, que se conhece mundialmente.

É possível chupar apenas a goma branca que envolve a semente de cacau, mas também pode-se mastigar tudo, comendo também o seu interior, sendo que a parte escura é muito amarga e não se parece com o chocolate que é tão conhecido.

Para que estas sementes possam ser transformadas em pó ou no chocolate, elas devem ser colhidas da árvore, secadas ao sol e depois torradas e amassadas. A massa resultante é amassada até que seja extraída a manteiga de cacau. Essa pasta é usada principalmente para fazer o chocolate ao leite e o chocolate branco, enquanto que o cacau puro é usado na fabricação no chocolate amargo ou meio amargo.

É importante lembrar que apenas o chocolate amargo, com pelo menos 70% de cacau, traz também benefícios à saúde, pois o chocolate ao leite e o chocolate branco contêm pouca quantidade de cacau e muito açúcar e gordura. Na culinária, cacau pode ser adicionado em bolos, massas, biscoitos ou em salada de frutas.

Além disso, o cacau em pó não deve ser consumido juntamente com produtos ricos em cálcio, como leite, queijo e iogurte, pois ele possui ácido oxálico, uma substância que diminui a absorção de cálcio no intestino.

Fonte: Tatiana Zanin, nutricionista
www.tuasaude.com

Benefícios do cacau

  • Melhorar o humor e combater a depressão e a ansiedade, por aumentar a produção de serotonina, o hormônio do bom humor.
  • Prevenir trombose, devido à presença de flavonol;
  • Combater o colesterol alto, por ser rico em antioxidantes e prevenir a formação das placas de ateroma;
  • Prevenir aterosclerose, por prevenir o acúmulo de colesterol nos vasos sanguíneos;
  • Prevenir anemia, por ser rico em ferro;
  • Reduzir o risco de diabetes, devido aos antioxidantes flavonoides e por ajudar no combate à resistência à insulina;
  • Prevenir problemas como demência e derrames, por melhorar a circulação sanguínea, cognição e a memória;
  • Reduz a pressão porque melhora a qualidade dos vasos sanguíneos;
  • Ajuda a controlar a inflamação, o que pode ser observado através da redução da quantidade de proteína C reativa no sangue.

Fonte: Tatiana Zanin, nutricionista
www.tuasaude.com

Receita
Brownie de Cacau com Linhaça

Ingredientes
2 xícaras de chá de açúcar mascavo;
1 xícara de chá de farinha de linhaça;
4 ovos;
6 colheres de sopa de margarina sem sal;
1 ¼ de xícara de chá cacau em pó (150 g);
3 colheres de sopa de farinha de trigo integral;
3 colheres de sopa de farinha de trigo branca.

Modo de Preparo
Derreter a manteiga em banho maria, acrescentar o cacau e mexer até ficar uniforme. Bater as claras em neve, acrescentar as gemas e continuar batendo até a massa ficar clarinha. Adicionar o açúcar e bater até homogeneizar.

Enquanto mistura lentamente com uma espátula, adicionar o cacau, o trigo e a linhaça até ficar uniforme. Levar ao forno pré aquecido a 230ºC por cerca de 20 minutos, pois a superfície deve ficar seca e o interior, úmido.