29 de março de 2024 Atualizado 08:59

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Alerta

Aumenta número de acidentes domésticos

Durante a pandemia do novo coronavírus as pessoas estão por mais tempo dentro de casa e os cuidados precisam ser redobrados

Por Da redação

31 de maio de 2020, às 10h24

A pandemia do novo coronavírus nos levou a passar mais tempo em casa; como consequência, os acidentes domésticos aumentaram como relata Tatiana Moura, cirurgiã plástica e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP): “Neste período de quarentena realizei mais atendimentos relacionados a acidentes em casa do que o normal”.

Segundo o Ministério da Saúde, 38% dos atendimentos nas áreas de urgência e emergência dos hospitais são causados por esse tipo de acidente (acidentes domésticos). Os riscos atingem todas as faixas etárias, desde crianças que sofrem queimaduras, cortes e intoxicações, até idosos, que são vulneráveis a quedas dentro da residência.

Risco de acidentes domésticos aumenta com as pessoas passando mais tempo em casa durante a pandemia do novo coronavírus – Foto: Divulgação

De acordo com o Censo da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), em média são registradas 664.809 cirurgias reparadoras no Brasil, procedimento para casos de deformidades congênitas ou adquiridas.

Nesse sentido, é necessário redobrar a atenção em relação aos hábitos e funcionamento da casa para garantir a segurança de toda a família neste período. A cirurgiã comenta que o uso do álcool em gel tem sido amplamente divulgado, no entanto, nem todo mundo lembra que, assim como o líquido, ele é altamente inflamável. Por isso, o produto deve ficar bem longe da cozinha. 

A limpeza das mãos na cozinha pode ser feita com água e detergente. Já para limpar o ambiente, prefira produtos desengordurantes específicos para a higienização do local”, ressalta Tatiana Moura.

QUEIMADURAS
Em acidentes com queimaduras Tatiana Moura explica que o procedimento cirúrgico está indicado quando existem alterações com perda de estética ou função da região acometida pelas queimaduras. Acontece em queimaduras de segundo grau profundo ou terceiro grau.

“O tratamento é feito na profundidade e extensão da queimadura. Os casos mais simples podem ser tratados apenas com troca de curativos e pomadas. Casos mais graves podem necessitar de cirurgias com enxertos (usa-se fatias finas de pele saudável do paciente que são transferidas para a área acometida) ou retalhos (transferência de pele e tecido irrigado por artérias para a área acometida). Existem várias técnicas que devem ser particularizadas para cada caso de queimadura”, explica a especialista.

Tatiana ressalta que o mais importante é estar alerta para evitar acidentes em casa. Durante a pandemia de COVID-19 o movimento nos hospitais tende a aumentar o que dificulta e coloca em riscos pacientes que exigem outros tipos de atendimento, decorrentes de acidentes domésticos por exemplo.

As queimaduras podem ser classificadas da seguinte maneira:

QUANTO À PROFUNDIDADE
• 1º grau: atinge a epiderme (camada superficial da pele). Apresentação com vermelhidão sem bolhas e discreto inchaço local. A dor está presente;
• 2º grau: atinge a epiderme e parte da derme (2ª camada da pele). Há presença de bolhas e a dor é acentuada;
• 3º grau: atinge todas as camadas da pele, músculos e ossos. Ocorre necrose da pele (morte do tecido), que se apresenta com cor esbranquiçada ou escura. A dor é ausente, devido à profundidade da queimadura, que lesa todas as terminações nervosas responsáveis pela condução da sensação de dor.

QUANTO À EXTENSÃO
A extensão de uma queimadura é representada em percentagem da área corporal queimada.
• Leves (ou “pequeno queimado”): atingem menos de 10% da superfície corporal;
• Médias (ou “médio queimado”): atingem de 10% a 20% da superfície corporal;
• Graves (ou “grande queimado”): atingem mais de 20% da área corporal;

SAIBA MAIS
Em casa as causas são classificadas da seguinte maneira:

AGENTES FÍSICOS
• Térmicos: líquidos quentes, gordura quente, ferro quente, vapor e através do fogo;
• Elétricas: corrente de baixa voltagem (eletrodomésticos), alta tensão;

AGENTES QUÍMICOS:
• Substâncias químicas industriais, produtos de uso doméstico, como solventes, soda cáustica, alvejantes ou qualquer ácido ou álcalis.

Primeiras medidas diante de uma queimadura:
-Imediatamente, retire roupas e substâncias aderidas à pele;
-Resfriamento com água fria (entre 8 C e 15 C), o quanto antes, é o melhor tratamento de urgência, sobretudo antes da primeira hora do acidente);
– Seque com cuidado o local, sem esfregar a pele;
-Não aplique nenhum tipo de pomada, manteiga, café ou pasta de dente;
-Procure ajuda médica.

Publicidade