19 de março de 2024 Atualizado 00:25

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Visagismo

Atenção à área dos olhos

Uso das máscaras faz com que a área mais expressiva do rosto se torne ainda mais expressiva

Por Da redação

05 de junho de 2020, às 20h59

Com a pandemia causada pela Covid-19, o mundo todo foi afetado e muitas culturas que não tinham o costume de se preocupar tanto com critérios tão rigorosos de saúde, passaram a viver um novo cotidiano. Este foi o caso do Brasil.

A situação da pandemia forçou muitas pessoas a mudarem drasticamente suas rotinas e até mesmo suas crenças. Pessoas que afirmavam jamais precisar das redes sociais, hoje as utilizam com frequência. No mesmo sentido, pessoas que não sabiam nem o significado da palavra “live”, hoje fazem suas transmissões ao vivo na internet sobre os mais variados assuntos.

Pessoas que sempre criticaram o trabalho na modalidade “home office”, perceberam que é sim possível trabalhar, com mais qualidade de vida e economizando um tempo precioso que antes era perdido no deslocamento até o trabalho.

Estes são apenas alguns exemplos de que a rotina das pessoas mudou muito, mas incorporou conhecimentos, tecnologia e hábitos que, em sua grande maioria, devem permanecer na rotina das pessoas depois que a pandemia terminar.

O Brasil é um País onde as pessoas sempre tiveram o hábito de cumprimentar uns aos outros com no mínimo um aperto de mãos. Quando se conhece a outra pessoa, sempre foi comum o cumprimento com abraços e beijos no rosto.

Certamente o distanciamento imposto pelo período de isolamento, associado ao hábito que muitas pessoas vão manter de cumprimentar apenas com gestos e acenos será mantido por um bom tempo, passando a ser incorporado por muitas pessoas.

OLHOS
Agora, diante da imposição do uso do acessório, a personalização das máscaras se tornou uma forma de diminuir um pouco o incômodo e o impacto que ela causa.

“Ao usar a máscara, sem querer as pessoas chamam ainda mais a atenção à área dos olhos, que já é a parte mais expressiva do nosso rosto. No visagismo tratamos esta área como a ‘área da emoção’. Neste momento em que mais da metade do rosto está coberta, as pessoas percebem como é possível se comunicar e se expressar somente com esta área”, é o que afirma Débora Belissi, pós-graduanda em Visagismo.

Obviamente é muito mais fácil perceber as emoções das pessoas quando se observam todas as suas expressões: o olhar, a boca, as contrações faciais, a postura corporal, etc. Mas o recente uso das máscaras no Brasil, fez as pessoas perceberem que é sim possível perceber se uma pessoa está feliz, triste ou decepcionada, por exemplo, apenas prestando atenção aos seu olhar.

Léo Costa, visagista, lembra que “o visagismo tem como objetivo principal compor o visual de cada pessoa de acordo com o que ela deseja que pensem a seu respeito, por isso sempre tivemos um foco muito grande na região dos olhos, principalmente por ser a área que representa nossa emoção. Daí a importância que nós damos para este momento em que a única parte que fica visível é exatamente esta”.

Léo Costa reforça ainda que o visagismo é um trabalho que vai muito além do cabeleireiro, e que se destina a todos os gêneros.

Tamanho e formato

O formato e tamanho das máscaras também pode ser decidido com base no visagismo, afinal elas vão definir quais as linhas estarão presentes no rosto juntamente com a área dos olhos, que é a região que expressa as emoções de cada pessoa.

Segundo os visagistas Léo Costa e Débora Belissi, as máscaras podem sim ser escolhidas ou criadas de acordo com o que se deseja para o seu visual.

Para isso, um dos conceitos base do visagismo são utilizados: as sensações que cada uma das linhas geométricas expressam de forma inconsciente nas pessoas:

  • Máscaras mais retangulares e com vincos na horizontal, vão expressar um ar mais sério e focado.
  • Já as máscaras mais arredondadas e volumosas, tendem a expressar mais suavidade, calma e serenidade.
  • Quando as linhas mais evidentes na máscara são inclinadas, trazem um ar mais dinâmico e ousado ao visual.

No mesmo sentido é possível pensar na estampa das máscaras. Quando se escolhe uma ilustração, é importante que ela esteja alinhada com o formato da máscara. No caso de um sorriso estampado em uma máscara retangular, acaba não fazendo muito sentido. Seria melhor que estivesse em uma máscara inclinada, por exemplo.

Fonte: www.belezapersonalizada.com br

Publicidade