16 de abril de 2024 Atualizado 13:35

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Bem-Estar

Aproveite o tempo na cozinha com meditação mindfulness

Técnica consiste em dedicar a atenção plena à uma atividade e agrega vantagens

Por Isabella Holouka

29 de julho de 2020, às 08h37 • Última atualização em 29 de julho de 2020, às 08h39

A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) trouxe aprendizados, mesmo que forçados, e para muita gente o preparo das próprias refeições é um deles. Evitar restaurantes e entregas é uma maneira de diminuir os riscos de contaminação, e para isso as pessoas precisam dedicar mais tempo à higienização de alimentos e à culinária.

O hipnoterapeuta Thomaz Barcellos, que também é graduado em nutrição, sugere que essa mudança na rotina não só proporciona uma oportunidade de melhorar a alimentação como também pode servir como uma espécie de terapia se o tempo na cozinha for bem aproveitado através da prática da meditação mindfulness.

cozinhar – Foto: Adobe Stock

“A terapia surge quando você está absorto naquilo que está fazendo, sentindo a textura do alimento, pensando como vai ficar o prato, provando, com a atenção total ali”, explica Barcellos.

A ideia, de acordo com ele, é se livrar do hábito de cozinhar pensando nos problemas. Pelo contrário, ele sugere um exercício de meditação para incitar a curiosidade, a criatividade e o desejo de desenvolver uma nova habilidade, além de aproveitar a distração.

Ele lembra ainda que quem cozinha também pode despertar os elogios dos familiares, ganhando reconhecimento e satisfação em servir, com ótimos efeitos para a saúde mental.

Prática
Entretanto, o exercício de atenção plena exige prática. “O pensamento voa, mas você deve voltar a atenção ao que está fazendo. O mindfulness, ou a atenção plena, tem como objetivo você se desconectar de coisas que aconteceram e coisas que podem vir a acontecer e se entregar ao que está sendo feito ali, no momento presente, no agora”, pontua Barcellos.

“A partir do momento em que a pessoa está presente no que está fazendo, isso traz a ela uma sensação maior de bem-estar, de presença, de meditar e se entregar, que é o principal objetivo do mindfulness, e a pessoa começa a perceber uma melhora a partir disso”, acrescenta ele, que afirma que este tipo de meditação também pode ser feito durante outras atividades, desde que sejam realizadas com consciência.

“A consciência é o que te dá satisfação, conexão com o seu ser, com a sua essência”, finaliza.

Publicidade