08 de agosto de 2020 Atualizado 20:21

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Relaxe

Aproveite a quarentena para ter um passatempo

Atividades prazerosas ajudam a aliviar as tensões e o estresse do dia a dia, principalmente durante o período de isolamento social

Por Isabella Holouka

05 jul 2020 às 09:24 • Última atualização 05 jul 2020 às 10:00

Ter uma rotina regrada é uma das primeiras recomendações de especialistas para manter a saúde física e mental durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), que nos últimos três meses alterou os costumes e afetou o emocional de muita gente.

Os hobbys, atividades encaradas como passatempos descompromissados, mas prazerosos, podem não parecer importantes, mas precisam ser incluídos na rotina. É o que explica a psicóloga comportamental Gabriela Cordeiro, que afirma ser essencial a realização de atividades de entretenimento no dia a dia.

Algumas atividades funcionam como uma válvula de escape em momentos de estresse ou ansiedade, desde que sejam prazerosas – Foto: Jessica Blanc / Adobe Stock

“É muito importante que as pessoas façam algo que sintam prazer, algo que façam por vontade própria. Ter um hobby é fundamental para aliviar as tensões e o estresse do dia a dia de trabalho, além de ser um momento que você dedica tempo a si mesmo”, aponta.

De acordo com a psicóloga, atividades como tocar um instrumento, ler, cozinhar, praticar uma atividade física, fazer artesanato, cuidar de plantas, dentre tantas outras, funcionam como uma válvula de escape em momentos de estresse ou ansiedade, desde que sejam prazerosas.

Por isso, estes passatempos são tão importantes para a saúde mental neste período de pandemia, agregando entretenimento e autocuidado ao cotidiano.

“Ter um momento para relaxar, fazer o que gosta e esquecer um pouco os problemas é extremamente necessário. Quando estamos fazendo uma atividade que gostamos nossos níveis de endorfina aumentam, fazendo nos sentir mais felizes e dispostos”, resume a psicóloga.

Entretanto, a profissional alerta para a importância de que o momento seja agradável, dependendo do gosto de cada um, e sem culpa.

“Faça algo que goste. O hobby tem que ser prazeroso, seja uma atividade física ou até mesmo um momento do dia ou da semana para um filme ou série que goste. É importante ter um momento para si mesmo e, o mais importante, não se culpar por isso”, finaliza.

Podcast Além da Capa
Por quais razões a recomendação de manter o isolamento social permanece como a maneira mais difundida no combate ao novo coronavírus, mesmo com mais de 100 dias de quarentena e com a retomada da produção econômica em curso?