22 de abril de 2024 Atualizado 23:35

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Bem-Estar

Adeus, inchaço!

Não é impressão, o inchaço piora no calor, mas, com medidas básicas, dá para aproveitar a estação com menos volume e mais disposição

Por Redação

08 de março de 2021, às 07h28

A água diminui a densidade do sangue, combatendo a retenção, e desintoxica - Foto: Water photo created by freepik - www.freepik.com

Quer coisa mais desconfortável do que o inchaço? O vestidinho, que estava perfeito até a semana passada, não fecha mais; do nada, aparecem bolsas ao redor dos olhos; o tornozelo fica dolorido… O problema piora no verão porque os vasos sanguíneos dilatam e a circulação fica mais devagar – parte da água que compõe o sangue escapa e fica alojada sob a pele, dando origem ao edema.

Mas, dá para combater a retenção hídrica com algumas medidas simples, como as sugeridas pela fisioterapeuta estética Viviana Piccinini de São Paulo.

Drenagem linfática, clássico que funciona
Quando o objetivo é desinchar, essa massagem continua insubstituível: estimula a cadeia de gânglios linfáticos para que a circulação não fique congestionada e, assim, ajuda o organismo na liberação natural de toxinas e líquidos. Viviana explica que o segredo está em fazê-la da forma correta, com movimentos delicados. Drenagem linfática não pode deixar hematomas! “Deve ser uma massagem leve sempre no sentido para o centro do corpo”. completa a profissional. A fisioterapeuta recomenda procurar um profissional qualificado e ficar atento à sutileza dos movimentos.

Hidratar para desinchar
Parece um contrassenso, mas a água diminui a densidade do sangue, combatendo a retenção, e desintoxica. Vale ressaltar: bebidas alcoólicas não contam, nem mesmo a cervejinha gelada. Precisa ser água mineral, água de coco, sucos naturais… ou seja, líquidos que reponham sais minerais e atuam no bom funcionamento do organismo.

Alimentos do bem
Frutas e legumes ricos em água como a melancia, melão, abacaxi, morango, kiwi, pepino, aipo e chuchu, hidratam, melhoram a diurese e ajudam repor nutrientes. Eles devem fazer parte de uma dieta com carbos, proteínas e gordura do bem. Inclua saladas com verduras, legumes, proteínas e porções de frutas na dieta. São escolhas inteligentes, capazes de fornecer energia e garantir o pique, agregando nutrientes de qualidade.

Inimigos declarados
Alimentos ricos em sódio e muito condimentados pioram a retenção líquida, assim como o álcool. Portanto, devem ser evitados.

Mexa-se!
A prática regular de exercício físico melhora a circulação e ajuda a diminuir a retenção líquida – Vanessa Furstenberger profissional de educação física explica que o exercício melhora a circulação linfática, melhora o retorno venoso e ajuda a eliminar o líquido extracelular. As atividades mais recomendadas são as clássicas caminhada, corrida, natação, hidroginástica e musculação.

Publicidade