29 de março de 2024 Atualizado 07:48

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Saúde

A inflamação nas amígdalas

Cinco perguntas (e respostas) sobre o pesadelo das crianças: pediatra ressalta que faltam evidências científicas para a retirada deliberada dos órgãos

Por Redação

27 de novembro de 2020, às 17h33

A inflamação nas amígdalas, embora afete também muitos adultos, é um problema que atinge principalmente as crianças e deixa emergências de hospitais com uma grande quantidade de pacientes.

Variações bruscas de temperatura e consumo abusivo de líquidos frios ou gelados são apenas algumas das causas, que traz preocupações para os pais, inclusive.

A inflamação das amígdalas causa inchaço, pus, mau hálito, dor de garganta e até febre: doença pode afetar pessoas de qualquer idade, especialmente crianças – Foto: Divulgação

Para entender mais sobre o assunto, José Colleti Junior, pediatra do Hospital Santa Catarina (SP), elenca cinco questões (e respostas) importantes sobre o tema.

É sempre indicado retirar as amígdalas das crianças?
As indicações para retirar as amígdalas estão mais raras atualmente que no passado, pois faltam evidências científicas contundentes para a indicação desta cirurgia. Algumas dessas indicações que podem ser consideradas: amigdalites recorrentes com abscesso, síndrome da apneia obstrutiva do sono, suspeita de doença maligna (câncer), obstrução importante das vias aéreas pelo tamanho da amígdala, causando dificuldade para alimentar e respirar, além de halitose importante com amigdalite crônica.

Há consequências caso o paciente não retire as amígdalas quando indicado?
Quando existe a indicação de retirada das amígdalas, por exemplo, por restrição à respiração, a não realização do procedimento pode resultar em deformidades craniofaciais, com deformidades dentárias, apneia do sono, roncos, restrição de crescimento por dificuldades alimentares, voz anasalada, dificuldades de concentração na escola, entre outros problemas.

Após uma eventual retirada de amígdalas, é comum as crianças vomitarem sangue?
Sim, esse fato pode acontecer e é comum. Porém, sangramentos mais substanciais ocorrem apenas em casos isolados e podem ocorrer até mesmo 10 dias após a cirurgia. Se o sangramento ceder espontaneamente, a conduta é expectante e frio local deve ser aplicado com alimentos gelados, como sorvete. Caso contrário, pode ser necessária nova intervenção cirúrgica para estancar o sangramento.

Como acontece o procedimento?
O procedimento cirúrgico normalmente é rápido e o paciente recebe alta no mesmo dia. Já o pós-operatório é algo desconfortável, em parte por conta do sangramento e do desconforto que a criança apresenta nesse período.

Otorrinolaringologista ou pediatra: qual o melhor profissional para falar sobre o tema?
O profissional indicado para avaliação é o Otorrinolaringologista em conjunto com o Pediatra do paciente. Quando algum problema for identificado, ambos os profissionais devem trabalhar em conjunto para indicar adequadamente a cirurgia e na idade ideal de forma consensual.

Publicidade