13 de setembro de 2021 Atualizado 07:07

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Bem-Estar

10 alimentos que auxiliam na manutenção do organismo

Opções saudáveis ajudam a fortalecer o sistema imunológico e combater doenças

Por Beatriz Monique - assessoria Bio Mundo

13 set 2021 às 07:07

Segundo a nutricionista Thais Souza, é importante incluir na dieta alimentos ricos em vitaminas A, B e C, fibras, ácidos graxos e flavonoides - Foto: Divulgação

Não é segredo que uma alimentação saudável e balanceada, com a ingestão correta de nutrientes e vitaminas, é a chave para a boa saúde. Segundo a nutricionista Thais Souza, é importante incluir na dieta alimentos ricos em vitaminas A, B e C, fibras, ácidos graxos e flavonoides – que podem ser encontrados na chia, no alho, no abacate e no gengibre. “Esses alimentos ajudam a proteger o organismo e atuam contra os efeitos nocivos dos radicais livres, retardando o processo de envelhecimento, por exemplo”, comenta a profissional.

Pensando nisso, a Bio Mundo, franquia de alimentos naturais e saudáveis, separou alguns alimentos que ajudam a fortalecer o sistema imunológico e combater doenças. Confira:

Chia
Conhecida como um “superalimento”, a chia possui diversos benefícios – ajuda a prevenir o envelhecimento precoce, doenças cardíacas, diabetes, câncer, fortalece a imunidade e protege os ossos, além de outros diversos benefícios.

Alho
Parte das fibras encontradas na especiaria favorece o crescimento das bactérias boas e de alicina, que ajuda a combater os microrganismos ruins e ajuda na melhora da pressão arterial.

Abacate
As gorduras encontradas na fruta, como ômega 3 e 6, são boas para o organismo, além de possuir pouco açúcar.

Gengibre
Ajuda a manter bons níveis de colesterol e insulina, alivia as dores nos músculos e articulações e auxilia no funcionamento do sistema digestivo, além de prevenir resfriados e ser anti-inflamatório.

Linhaça
Sementes ricas em ômega 3, o nutriente facilita o funcionamento do corpo e protege o coração, aumentando o HDL – o famoso colesterol bom – e reduz o triglicérides e o colesterol ruim, equilibrando todas as funções básicas do organismo.

Frutas vermelhas
Conhecidas como remédios para combater a anemia, colesterol alto, osteoporose e diabetes, são ótimas fontes de vitamina C, flavonoides e ácido gálicos, que ajudam prevenir o câncer, infecções e perda de memória. Além de seus benefícios, os alimentos ainda são versáteis, podendo ser consumidos naturalmente ou como ingrediente em alguma receita saudável e sucos.

Vegetais verdes escuros
Sempre que possível, é muito recomendado que estes alimentos, como brócolis, rúcula e escarola, apareçam nas refeições, pois são ricos em nutrientes, vitaminas, fibras e minerais, combinações importantes para saúde das células e dos olhos.

Azeite de oliva
Não é à toa que as nações italianas e francesas são vistas como uma das mais saudáveis mundialmente. Isso porque a cultura tem hábito de finalizar os pratos com azeite de oliva extravirgem. O tempero inibe os radicais livres, combate doenças e contribui para o bom funcionamento do organismo.

Gergelim
Independentemente da versão, todos os tipos são ricos em nutrientes como cálcio, magnésio, proteínas e lipídios, ótimos para prevenir e tratar problemas ligados ao esqueleto.

Maçã
A fruta conta com inúmeros nutrientes, além de uma boa quantidade de fibras. De fácil consumo, é rica em antioxidantes que previnem o envelhecimento celular e uma ótima ferramenta para quem trabalha com a voz, pois protege a garganta e as cordas vocais.

Publicidade