20 de abril de 2024 Atualizado 00:43

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Mais

Atitudes sustentáveis são fundamentais em casa

Durante a pandemia, é preciso atentar-se para o consumo consciente e descartes

Por Isabella Holouka

12 de agosto de 2020, às 09h02

Os meses em que parte da população adotou medidas de isolamento para evitar o contágio pelo novo coronavírus (Covid-19) acabaram reforçando a importância de atitudes sustentáveis no dia a dia.

Boas práticas de higiene se mostraram fundamentais para ajudar a conter a pandemia e lançaram luz sobre comportamentos como o descarte correto de resíduos e o consumo consciente de água.

 Manter a torneira fechada durante o ato de lavar as mãos é uma das medidas recomendadas para economia de água – Foto: UNICEF / UN0324434 / Fernandez

Dentro de casa, a água é quem garante a higienização adequada das pessoas, dos objetos e dos ambientes. Para se prevenir contra o coronavírus, é necessário lavar as mãos com sabonete e água e a OMS (Organização Mundial da Saúde) orienta que o ritual completo dure de 40 a 60 segundos.

Mesmo com as ações de flexibilização, boa parte da população permanece em sair de casa, o que também exige cuidados de higiene redobrados e atividades domésticas mais intensas.

Porém, além de evitar o desperdício de água, outras atitudes conscientes são muito importantes neste período.

“Sabe aquele resto de comida que foi jogado na pia da cozinha? E aquele papel higiênico descartado pelo vaso sanitário? Tem ainda o óleo de cozinha que em vez de ser reaproveitado foi lançado no ralo”, alerta Rodrigo Dias, Diretor Regional de Operações de Sumaré da BRK Ambiental.

“Todos estes resíduos que foram erroneamente destinados para a rede de esgoto podem gerar algum tipo de problema, seja no entupimento das ligações ou das redes, no extravasamento das tubulações e até em retorno de esgoto para dentro dos próprios imóveis”, afirma.

E para ajudar a evitar o desperdício e promover atitudes sustentáveis durante a quarentena, reunimos dicas da BRK Ambiental, empresa responsável pelos serviços de água e esgoto em Sumaré.

  1. Para lavar frequentemente as mãos, não é necessário ficar com a torneira aberta o tempo todo em que faz a higienização com o sabão. O processo é semelhante ao de escovar os dentes com a torneira fechada.
  2. Para higienizar bem os alimentos e embalagens, basta uma solução com uma colher de sopa de água sanitária em 1 litro de água, após a lavagem dos itens com água e sabão neutro. A recomendação é deixar os alimentos de molho por 10 minutos.
  3. Redobrar os cuidados com o descarte de alimentos e outros resíduos, já que a presença das pessoas todo o tempo em casa durante a quarentena significa também um aumento no volume de lixo.
  4. Não descartar resíduos nas redes de esgoto, já que eles são os responsáveis por entupimentos e vazamentos que implicam riscos à saúde e ao bem-estar de todos.

Publicidade