18 de abril de 2024 Atualizado 22:58

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Em 2021

Bolsonaro diz que há ‘99% de chance’ de F-1 voltar para o Rio

Apesar da declaração do presidente, chefão da Fórmula 1, Chase Carey, afirmou que está negociando, mas que nada foi fechado por enquanto

Por Agência Estado

24 de junho de 2019, às 17h45 • Última atualização em 27 de abril de 2020, às 12h09

O GP do Brasil tem “99% ou mais” de chance de mudar de São Paulo para o Rio a partir de 2021. A declaração foi do presidente Jair Bolsonaro, que se reuniu com o diretor executivo da Fórmula 1, Chase Carey, e o governador fluminense, Wilson Witzel, nesta segunda-feira.

“Nós não perderemos a Fórmula 1. O contrato vence ano que vem com São Paulo e resolveram retornar a Fórmula 1 para o Rio de Janeiro. Seria isso ou a saída do Brasil. Noventa e nove por cento de chance, ou mais, de termos a Fórmula 1 a partir de 2021 no Rio de Janeiro”, afirmou Bolsonaro. “Ninguém está tirando a Fórmula 1 de São Paulo. Ela está permanecendo no Brasil”, acrescentou.

Foto: Valter Campanato / ABr
Witzel (esq.), Bolsonaro e Chase Carey (dir.) durante encontro nesta segunda-feira

Em maio, Bolsonaro chegou a anunciar que a transferência ocorreria já no ano que vem, mas os organizadores do GP do Brasil informaram que o contrato vigente prevê a realização da prova em São Paulo até 2020.

Pouco depois da declaração do presidente, Chase Carey não quis confirmar a mudança de São Paulo para Rio. O chefão da Fórmula 1 afirmou que está negociando, mas nada foi fechado.

Segundo Bolsonaro anunciou à época, um novo autódromo deve ser construído no Rio para receber o GP a partir de 2021. Segundo ele, a obra com previsão de conclusão em até sete meses será feita “sem nenhum dinheiro público”. O autódromo será construído em um terreno do Exército, que alguns políticos cariocas afirmam ser uma reserva ambiental. De acordo com o presidente, “o Exército preservou a área” e a obra vai gerar milhares de empregos diretos e indiretos e muitos permanentes.

O antigo autódromo do Rio, localizado em Jacarepaguá, também na zona oeste da cidade, que recebeu provas de Fórmula 1 na década de 1980, foi desativado em sua totalidade para a construção do Velódromo, utilizado nos Jogos Olímpicos de 2016.

No encontro desta segunda-feira no Palácio do Planalto também estavam presentes José Antonio Pereira Junior, presidente da Rio Motorsports, e o senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), filho do presidente.

Publicidade