Murilo confirma favoritismo e vence nos 200 m livre

Nadador americanense fez estreia no Campeonato Brasileiro Júnior de Natação, no Rio de Janeiro, e estabeleceu ainda novo recorde na prova


O americanense Murilo Sartori confirmou o favoritismo e estreou com título no Campeonato Brasileiro Júnior de Natação de Verão, nesta terça-feira, no Rio de Janeiro. Ele foi campeão nos 200 metros livre e, ao mesmo tempo, estabeleceu o novo recorde da competição.

Integrante da equipe Natação Americana, Murilo completou a prova em 1min48s12. O segundo colocado Wander Lucas Cardoso de Sousa, do Sesi-SP, fez o tempo de 1min52s45.

A marca conquistada pelo americanense, porém, não é a melhor de sua carreira. O atleta de 17 anos havia conseguido 1min47s39 no último Mundial Júnior, em agosto, na Hungria. Desde então, Murilo detém o recorde nacional da categoria.

Foto: Ricardo Sodré - SSPress - CBDA
Integrante da equipe Natação Americana, Murilo Sartori (a0 centro) completou a prova com o tempo de 1min48s12

“O recorde [do Brasileiro] era até um pouco esperado pelo que eu fiz neste ano. Estava dentro do planejado. Queria nadar na casa do 1min46s. Seria o ideal. Foi bom para ver o que eu preciso arrumar, e temos tempo até o Troféu Maria Lenk, que será a seletiva olímpica”, disse o jovem, em declaração para a CBDA (Confederação Brasileira de Desportes Aquáticos).

No Brasileiro Júnior, denominado Troféu Julio de Lamare, o americanense ainda terá pela frente os 100 m livre, nesta quarta, e os 400, na sexta.

Murilo disputa a classe Júnior 1, composta por nadadores nascidos em 2002. Nos 200 metros livre, além da vitória na final, ele teve o melhor desempenho das eliminatórias, com 1min54s05.

A Natação Americana tem mais um representante no torneio: Julio Cesar Covolam, que, assim como Murilo, compete na Júnior 1.

Nesta terça, o atleta ficou em décimo lugar nos 100 m costas, com 1min00s28. Natural de Santa Bárbara d’Oeste, Julio também vai nadar os 200 m costas, nesta quarta, e 100 m borboleta, na quinta. Os dois nadadores de Americana são treinados por Fabio Cremonez.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora