Natação de Americana é a 10ª melhor do Brasil

Natação Americana obteve sua maior classificação da história no ranking nacional da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos


A Associação Natação Americana, pela primeira vez na história, fechou o ano entre as dez melhores equipes do ranking nacional da CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos). O grupo ficou em décimo lugar na classificação de 2018, que soma os pontos conquistados em todos os campeonatos brasileiros da temporada.

Foto: João Carlos Nascimento/O Liberal
Nadador Murilo Sartori, principal atleta da equipe, ao lado do técnico Fábio Cremonez, um dos comandantes do grupo

A colocação foi comemorada pelo técnico Fábio Cremonez, que comanda as categorias Infantil e Juvenil. “Não é fácil manter a equipe, não é fácil estar no dia a dia batalhando. A gente tem muitas dificuldades, mas muitos talentos também. E representa demais estar entre os dez melhores do Brasil. A gente está à frente de equipes com muito mais aporte financeiro, muito mais estrutura. Mas, com trabalho, com talento, a gente conseguiu chegar a uma condição muito bacana”, disse.

Segundo ele, a equipe cumpriu os objetivos que traçou para este ano. A associação conseguiu, por exemplo, aumentar o número de alunos, além de conquistar medalhas e bater recordes em competições estaduais e nacionais.

A Natação Americana também foi a segunda equipe que mais cedeu atletas à seleção paulista para a disputa do Troféu Chico Piscina, o Campeonato Internacional Infantil e Juvenil. No Kim Mollo, o Campeonato Inter-Regional, a associação era a equipe com mais nadadores na seleção da região de Campinas. “Esse ano foi bem legal, foi bem longo, teve várias competições. Mas acredito que tudo que a gente se propôs a fazer a gente conseguiu”, declarou.

A treinadora da categoria Petiz, Mariana de Moraes, destacou que o aumento do número de crianças na equipe alavancou a Natação Americana em 2018. “Agora, no segundo semestre, teve um aumento de crianças também na equipe, o que foi muito importante, é muito bom. Porque, hoje em dia, está escasso de criança. E esse número de crianças federadas foi ótimo para a gente”, comentou.

Neste ano, a associação recebeu 15 novos atletas. A equipe existe desde 2014 e conta, atualmente, com 55 nadadores em Americana. Outros dois atletas representam a associação, mas são de outras cidades: Fabio Santi e Gabriel Kuabara.

Ranking da CBDA:

1º Minas Tênis Clube 310 pontos
2º Corinthians 251 pontos
3º Pinheiros 227 pontos
4º Curitibano 208 pontos
5º Sesi-SP 179 pontos
6º Flamengo 170 pontos
7º Grêmio N. União 169 pontos
8º Fluminense 167 pontos
9º Unisanta 161 pontos
10º Americana 89 pontos

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora

Receba nossa newsletter!