07 de março de 2021 Atualizado 20:39

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Esporte

Menopausa: dicas importantes para esta nova fase

Por Agência Estado

10 fev 2021 às 08:49 • Última atualização 10 fev 2021 às 13:55

As mulheres sabem quando começam a envelhecer. E não é por causa das rugas ao redor dos olhos. Entre os 45 e 55 anos acontece a menopausa, fase famosa pelas intermináveis ondas de calor e suor. Longe de ser um bicho de sete cabeças, a fase deve ser visualizada como uma oportunidade para mudar determinados hábitos, buscando uma vida cada vez mais saudável.

É na menopausa que a mulher deixa de ovular. Com o fim da produção do hormônio feminino, o estrogênio, não é mais possível engravidar. Para garantir uma vida saudável, é preciso encontrar formas para relaxar e aproveitar.

Orientação

Entre os cuidados indicados, a prática de atividade e dieta saudável. Sem o estrogênio, a mulher precisa se proteger da osteoporose e das doenças cardíacas. Dessa forma, fazer exercícios regularmente faz a diferença, assim como evitar comer alimentos muitos gordurosos, doces, frituras e o excesso de carboidratos. 

Aliás, alimentar-se bem e praticar exercícios são atividades que ajudam a aliviar outros sintomas da menopausa, como queda de cabelos e perda do viço.

A reposição hormonal é outra aliada durante esta fase. Por isso, é muito importante conversar com um médico especializado. O profissional conseguirá fazer o diagnóstico correto e, consequentemente, indicar os melhores caminhos e soluções para esta nova fase.

Publicidade