29 de março de 2024 Atualizado 10:41

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Corrida

‘Ultramaratona’ será disputada em meio à natureza

Prova, que será realizada no dia 10 de agosto no Parque Aimaratá, leva corredores à beira do Rio Piracicaba e tem percurso medido no tempo de 6 horas

Por João Colosalle

27 de julho de 2019, às 08h05 • Última atualização em 27 de abril de 2020, às 11h45

O Parque Aimaratá, em Americana, recebe no dia 10 de agosto uma competição pouco convencional pela região. A Corrida Explore, promovida pela Chelso Sports & Business e com inscrições abertas, terá um percurso medido não em distância, mas em tempo. Serão seis horas de ultramaratona em um trajeto em meio à natureza e que passa pela margem do Rio Piracicaba.

A corrida existe há oito anos, segundo Guilherme Celso, da empresa organizadora, e já passou por Americana, Piracicaba, Botucatu e outras cidades do interior do Estado. “O objetivo dela é unir o esporte e a natureza”, disse Guilherme ao LIBERAL, nesta sexta-feira, em evento que apresentou o trajeto da corrida a assessorias esportivas da região.

Foto: Marcelo Rocha / O Liberal
Organização da prova reuniu assessorias de corrida da região para detalhar trajeto no Parque Aimaratá

A prova, que tem apoio do Grupo Liberal, ocorre pela primeira vez no Parque Aimaratá, espaço que reúne atividades de aventura, como tirolesa e trilhas, e familiares, com pesqueiro e playground.
Localizado na região do Jardim da Balsa, entre Americana e Santa Bárbara d’Oeste, o parque terá um trajeto de 2,8 quilômetros que deverá ser percorrido pelos corredores durante as seis horas de prova.

“Essas horas podem ser feitas de forma solo, em dupla, quarteto ou sexteto”, explicou Guilherme. “Cada um dá quantas voltas conseguir e, dando a volta completa, pode trocar quantas vezes quiser. A estratégia fica por conta da equipe”.

Será considerado campeão o atleta ou equipe que der o maior número de voltas em seis horas. Também haverá premiação por faixa etária.

A prova ocorre das 7 às 13 horas. O percurso, de pouca subida, tem como diferencial um cenário bem diferente das corridas de rua que costumam ocorrer na região. “O grande diferencial é que a gente beira o Rio Piracicaba, uma área de preservação permanente. É muito bonito”, comentou Guilherme.

As inscrições podem ser feitas no site corridaexplore.com.br. O kit do atleta inclui camiseta da prova, bolsa e medalha de participação. No dia da prova, haverá food truck e espaço para tendas das assessorias.

Responsável pelo Parque Aimaratá, Ana Zanaga Zeitlin contou que a ideia de usar o espaço para a corrida é também uma forma de fomentar o contato de famílias com a natureza.

“É uma satisfação tanto como empreendimento quanto pessoal. A ideia de trazer a corrida pra cá, originalmente, é trazer as pessoas para uma atividade ligada ao espaço, para ocupar esse espaço que a gente cuida. É o primeiro evento de maior porte que a gente traz pra cá”, contou Ana, que é corredora amadora.

Publicidade