16 de abril de 2024 Atualizado 17:36

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

+ Esportes

Trump anuncia apoio ao Japão sobre o futuro dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020

Por Agência Estado

23 de março de 2020, às 15h18 • Última atualização em 27 de abril de 2020, às 11h34

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira, através das redes sociais, o seu apoio total ao primeiro ministro do Japão, Shinzo Abe, sobre o futuro da disputa dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 por causa da pandemia do novo coronavírus, denominado Covid-19.

“Apoiamos qualquer decisão pois sabemos que estará correta. Seremos guiados pelos desejos do primeiro ministro Abe do Japão, um grande amigo dos Estados Unidos, e um homem que fez um trabalho magnífico na organização olímpica. Ele tomará a decisão certa”, escreveu o presidente em sua conta do Twitter.

Trump se manifestou depois que Abe demonstrou nesta segunda-feira a sua disposição de discutir o adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, de acordo com o anúncio feito nas últimas horas pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).

“Se é muito difícil prosseguir com a organização da Olimpíada de acordo com o planejado, para priorizar o bem-estar dos atletas, será inevitável discutir a decisão de adiar as datas”, disse o primeiro ministro japonês durante um discurso em uma sessão do Parlamento.

Abe respondeu à decisão tomada no último domingo pelo COI de se dar um período de quatro semanas para estudar se é possível ou não manter as datas programadas para a Olimpíada e, se não, decidir quando poderá ser disputada, tendo em vista a “piora” da crise mundial causada pelo vírus.

Além disso, Canadá e Austrália, dois países com forte peso olímpico, anunciaram que estão renunciando à participação no Jogos se estes não forem adiados.

Publicidade