28 de março de 2024 Atualizado 20:58

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Torneio

‘Judô para Todos’ promove 2ª edição em Americana

Competição reúne 99 lutadores com deficiência nesta sexta-feira, a partir das 7h30, no ginásio do Jd. São Pedro

Por Rodrigo Alonso

22 de novembro de 2019, às 07h53 • Última atualização em 27 de abril de 2020, às 11h41

Americana será palco, nesta sexta-feira, do 2º Torneio Judô para Todos, evento destinado para atletas com deficiência. A competição tem 99 lutadores confirmados e vai reuni-los no ginásio da Praça de Esportes Marco Antônio Gobbo, no Jardim São Pedro.

A programação começa às 7h30 e vai até as 13h. Os competidores são de 15 cidades diferentes. Há participantes, inclusive, dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Santa Catarina.

Foto: Divulgação
 Primeira edição aconteceu em 2018; projeto envolve alunos da Apae e participantes de outro estados

O campeonato é organizado por Junior Suraci, professor voluntário de judô da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Americana.

Ao todo, ele conta com 18 alunos na instituição. A idade deles varia de 8 a 35 anos. Todos estão inscritos para a segunda edição do Torneio Judô para Todos.

“O objetivo do evento é promover a participação, o bem-estar, o desenvolvimento, a autonomia, a disciplina, o respeito, a solidariedade e a socialização das pessoas com deficiência”, diz Suraci.

Na primeira edição do evento, em 2018, havia 76 atletas. O número já tinha superado as expectativas do organizador. Devido ao sucesso, ele optou por dar continuidade à competição, que conta com o apoio da FPJ (Federação Paulista de Judô) e da prefeitura local.

“O evento do ano passado não era para ser do tamanho que foi. Era para ser um evento praticamente com a minha Apae e com a Apae de Ribeirão Preto. Aí, foi se espalhando entre professores que têm judô para especial e, no fim, cresceu”, lembra.

Segundo Quelis Zaccardi, coordenadora de comunicação da Apae de Americana, o judô tem ajudado no desenvolvimento dos alunos, que “contam os dias” para as aulas. “O que nós percebemos muito foi uma melhora na coordenação, na concentração, na disciplina e na inclusão social dos alunos por praticar esse esporte”, afirma. Os treinos ocorrem duas vezes por semana.

Publicidade