25 de abril de 2024 Atualizado 13:09

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Ultra dos Anjos

Sumareense é vice em ultramaratona em MG

Vagner José Ferreira, conhecido como Godão, realizou percurso de 235 km em 39h28min no Ultra dos Anjos Internacional

Por Rodrigo Alonso

18 de julho de 2019, às 07h40 • Última atualização em 27 de abril de 2020, às 11h45

Após 235 km e 39h28min de corrida, o sumareense Vagner José Ferreira, conhecido como Godão, foi vice-campeão no Ultra dos Anjos Internacional. A prova foi realizada na cidade de Itanhandu, em Minas Gerais, entre o último sábado e segunda-feira.

No caminho até a linha de chegada, ele também superou um trauma familiar. Incentivado por um professor de academia, Godão começou a correr em 2011, meses depois de ter perdido o irmão num acidente de moto. A tragédia o deixou em depressão.

Foto: Divulgação
Godão foi o segundo colocado da prova em Itanhadu, em Minas, entre sábado e segunda-feira

Na corrida, porém, o sumareense encontrou um escape e conseguiu se recuperar. “Comecei a melhorar da depressão. A cabeça da gente espairece”, disse.

Oito anos mais tarde, com o segundo lugar no Ultra dos Anjos Internacional, Godão atingiu seu melhor resultado como corredor. “Foi a maior conquista minha como corredor. É o resultado do trabalho. Foram cinco meses de preparação para ela [a Ultra]. Não é uma coisa que você consegue do dia para a noite”, afirmou.

Ao longo do percurso, ele precisou vencer o cansaço e a solidão. Godão competiu na categoria Survivor, em que o atleta não conta com equipe de apoio.

“Fazer uma prova dessa, para mim, significa superação, ir além de todos os limites do corpo, da mente. Porque a gente passa horas e horas, dependendo do trajeto, sozinho, no escuro, à noite”, apontou.

O sumareense ainda teve de lidar com um imprevisto. No meio do trajeto, ele errou o caminho e deu uma volta de 7 km, que eram desnecessários. “Sete quilômetros numa corrida dessa, de montanha, é em torno de uma hora”, comentou.

Aos 45 anos, Godão mora em Sumaré e treina em Americana, na Triaction Assessoria Esportiva. Ele é treinado por William Barbosa, que também costuma disputar este tipo de prova. “É fera no assunto. Ele que faz o meu treinamento e me levou a chegar aonde eu jamais esperaria”, disse.

Publicidade