Seleção feminina de basquete vence Porto Rico e avança às semifinais do Pan


A seleção brasileira feminina de basquete conquistou nesta quarta-feira a classificação antecipada às semifinais dos Jogos Pan-Americanos de Lima. Em seu segundo compromisso na competição, derrotou Porto Rico por 62 a 58. Assim, também garantiu o primeiro lugar da sua chave.

Na terça-feira, o Brasil havia estreado no Pan com triunfo sobre o Canadá, por 79 a 71, no primeiro compromisso oficial da equipe sob o comando do técnico José Neto. Agora, no encerramento da sua participação na fase de grupos, nesta quinta-feira, vai enfrentar o Paraguai, a partir das 20 horas (de Brasília). Mas o primeiro lugar da chave já está assegurado.

Erika e Clarissa marcaram 12 pontos pelo Brasil, um a mais do que Raphaella. Jennifer O’Neil foi a cestinha da partida com 23 pontos para Porto Rico, enquanto Jazmone Gwathmey marcou 15.

O confronto com Porto Rico foi bastante equilibrado, com as adversárias fechando o primeiro quarto na frente por 14 a 13. Mas o Brasil conseguiu ir ao intervalo com a vantagem mínima, de 32 a 31. E encaminhou o triunfo no terceiro período, que terminou com o Brasil loderando por 11 pontos – 51 a 40.

Porém, a equipe correu riscos no fim do último quarto. Mas não cedeu a liderança do placar, encerrado em 62 a 58, colocando a seleção nas semifinais da disputa feminina do basquete no Pan de Lima.

ARGENTINA – A seleção argentina protagonizou um episódio inacreditável no Pan. Por orientação da organização, o time deveria se apresentar para o jogo diante da Colômbia, nesta quarta-feira, com uniformes brancos, mas surgiu na quadra de azul marinho.

A organização, então, exigiu que os uniformes fossem trocados, mas não deu tempo de buscá-los na Vila Pan-Americana por causa da distância. A Colômbia não aceitou aguardar um pouco mais do que está no regulamento e foi declarada vencedora por W.O..

A derrotou eliminou o time argentino da competição em Lima. As argentinas já haviam sido superadas pelos Estados Unidos por 70 a 62, na primeira rodada. A Colômbia se classificou às semifinais do torneio de basquete feminino do Pan.

Logo após o ocorrido, o chefe da delegação, Hernán Amaya, entregou o cargo, assim como Karina Rodríguez, diretora de desenvolvimento do basquete feminino. Os pedidos serão analisados pelo Conselho de Diretores da Confederação Argentina de Basquetebol.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora