19 de março de 2024 Atualizado 07:57

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

The Best

Ronaldo e Messi disputam hegemonia na premiação da Fifa e Van Dijk corre por fora

Vencedor será escolhido por votação da qual participam os capitães e técnicos das seleções, além de torcedores e jornalistas escolhidos pela Fifa

Por Agência Estado

23 de setembro de 2019, às 07h00 • Última atualização em 27 de abril de 2020, às 11h43

Foto: Divulgação
Cristiano Ronaldo, Lionel Messi e Virgil van Dijk disputam o prêmio de melhor jogador do ano

A Fifa anuncia nesta segunda-feira, a partir das 14h30 (de Brasília), em cerimônia em Milão, na Itália, os melhores da temporada 2018/2019 do futebol mundial. O argentino Lionel Messi, do Barcelona, o português Cristiano Ronaldo, da Juventus, e o holandês Virgil Van Dijk, do Liverpool, são os três finalistas ao principal prêmio da noite (no horário local), o “The Best”.

O troféu acontece um ano depois de o croata Luka Modric quebrar uma década de hegemonia de Cristiano Ronaldo e Lionel Messi. Cada um dos craques conta com cinco troféus e agora eles têm Van Dijk como azarão. O holandês faturou no início do mês o prêmio da Uefa de melhor jogador da temporada. O vencedor será escolhido por votação da qual participam os capitães e técnicos das seleções nacionais, além de torcedores e jornalistas escolhidos pela Fifa.

Messi também concorre ao Prêmio Puskás, de gol mais bonito da temporada. Em março, ele acertou belo toque de cobertura em partida contra o Bétis. Nessa categoria, ele tem como concorrentes o colombiano Quintero, do River Plate, que marcou de falta contra o Racing, e o húngaro Dániel Zsóri, do Debrecen, que fez de bicicleta contra o Ferencváros.

BRASILEIROS – O Brasil tem dois representantes na disputa de melhor goleiro. Alisson, do Liverpool, e Ederson, do Manchester City, disputam com Marc-Andre Ter Stegen, do Barcelona. Entre os treinadores, Tite chegou a estar entre os dez, mas ficou de fora na indicação dos finalistas: seguiram na disputa o espanhol Guardiola, do Manchester City, o argentino Mauricio Pochettino, do Tottenham Hotspur, e o alemão Jürgen Klopp, do Liverpool.

O Brasil também pode sair com um troféu em Milão na categoria Fifa Fan Award, destinado aos torcedores. Silvia Grecco, mãe do palmeirense Nickollas, está entre os finalistas por narrar as partidas para o filho que é cego. Estão na disputa com ela o uruguaio Justo Sánchez, que é torcedor do Cerro, mas passou também a ir aos jogos do rival Rampla Juniors em homenagem ao filho falecido. O terceiro concorrente são os holandeses, pela festa que fizeram no último Mundial Feminino.

O prêmio de melhor jogadora está entre duas norte-americanas e uma inglesa. Marta, recordista com seis conquistas e atual vencedora, ficou de fora da final deste ano. A favorita é Megan Rapinoe e correm por fora sua compatriota Alex Morgan e a britânica Lucy Bronze. Entre as goleiras, as finalistas são a chilena Christiane Endler, a holandesa Sari Van Veenendaal e a sueca Hedvig Lindahl.

Publicidade