28 de março de 2024 Atualizado 11:42

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Covid-19

Prefeituras da região paralisam atividades esportivas

Medida atinge escolinhas de futebol, campeonatos municipais e a 37ª edição dos Jogos Abertos da Juventude

Por Leonardo Oliveira

17 de março de 2020, às 08h03 • Última atualização em 27 de abril de 2020, às 11h34

As atividades esportivas realizadas nos espaços públicos foram suspensas por prazo indeterminado nesta segunda-feira nas cinco cidades da RPT (Região do Polo Têxtil) por conta do novo coronavírus (Covid-19). A determinação das prefeituras atinge os campeonatos municipais e os treinos das mais diversas modalidades.

Receba as notícias do LIBERAL pelo WhatsApp. Envie uma mensagem para ser adicionado na lista de transmissão!

Em Americana, o Centro Cívico e os demais complexos esportivos ficarão fechados. A LAF (Liga Americanense de Futebol) determinou a suspensão dos torneios de base e da Copa Jocle, que teve sua 1ª rodada realizada neste domingo.

Foto: Arquivo / O Liberal
Atividades estão suspensas e local fica fechado a partir de agora por prazo indeterminado

Também serão afetadas as atividades nas escolinhas de futebol da cidade. A reportagem apurou que Camisa 1, Camisa 10, Clube Atlético Ipiranga, Instituto Jr. Dias, Colorado, São Roque e Unidos do Alvorada vão acatar a determinação da prefeitura e cancelar todos os treinos e jogos agendados.

Também não serão concedidas autorizações e requisições para uso de espaços esportivos públicos. A administração ainda anunciou o cancelamento da 37ª edição dos Jogos Abertos da Juventude. A competição teria início neste sexta-feira na fase sub-regional e Americana seria sede em partidas do futsal e tênis de mesa.

Saiba tudo sobre o coronavírus, o que ele provoca e como se prevenir

Em Santa Bárbara d’Oeste a suspensão ocorre naqueles eventos esportivos organizados pela administração, em espaços abertos ou fechados. Estavam em andamento o futsal da primeira e segunda divisões, o futebol veteranos e também das categorias de base, que agora serão paralisados.

As prefeituras de Hortolândia e Sumaré tomaram atitudes semelhantes. A opção foi pelo cancelamento dos treinos normais e de alto rendimento do projeto escolinhas esportivas.

Já em Nova Odessa estão suspensas as aulas ministradas nas escolinhas mantidas pela Secretaria de Esportes. Basquete, futebol, futsal, zumba e jogos de tabuleiro estão entre as modalidades que não terão atividades.

Copa Jocle

A 1ª rodada do Campeonato Americanense de Futebol Amador, que também foi a última disputada antes da paralisação, teve os seguintes resultados:

América 2 x 1 Jardim América II
Americana 1 x 1 São Vito
Pernambuco 0 x 1 Vila Nova
Mirandola 0 x 3 Cidade Jardim
Jardim Guanabara 1 x 2 Descubra
Jardim da Paz 1 x 2 Cantareira

Clubes associativos mantém programação

Na contramão do que as prefeituras adotaram nesta segunda-feira, os clubes associativos de Americana e Santa Bárbara d’Oeste vão manter, pelo menos por enquanto, as principais atividades oferecidas ao público. A exceção é o Esporte Clube Barbarense, que anunciou o cancelamento das modalidades coordenadas por professores.

A direção do Barbarense divulgou a paralisação da academia, sauna e os campeonatos realizados no clube até o dia 23 de março. O espaço estará aberto para os associados que se sentirem seguros e quiserem utilizar a piscina ou praticarem outra atividade física que não aquelas suspensas.

Clube do Bosque, Flamengo, Veteranos e Iate Clube, em Americana, e o União Agrícola Barbarense, em Santa Bárbara, funcionarão normalmente, conforme apurou o LIBERAL. Em cada um dos locais, no entanto, foi intensificado a orientação sobre os cuidados necessários contra o coronavírus (Covid-19), como o uso ao álcool gel e de toalha (no caso da academia).

A indecisão fica por conta dos campeonatos de futebol. A direção do Flamengo e do Rio Branco EC Sede Náutica decidirão se vão suspender os jogos.

Além da Capa, o podcast do LIBERAL

A edição desta semana do podcast “Além da Capa” fala sobre a pandemia do Covid-19, o novo coronavírus, e seus impactos nas cidades que fazem parte da RPT (Região do Polo Têxtil). Ouça:

{{1}}

Publicidade