Equipe anfitriã, ABC entra com 30 atletas no Pan

Destaques da equipe de Americana, Samuel Pereira de Oliveira, 'prata da casa', e Julia Alves estão inscritos na categoria Elite


Equipe anfitriã do Pan-Americano de BMX, o ABC (Americana Bicicross Clube) está representado por 30 pilotos no campeonato. Os destaques são Samuel Pereira de Oliveira e Julia Alves, que se inscreveram para a categoria Elite, a principal da modalidade.

As provas acontecem neste sábado, no Complexo Esportivo Ayrton Senna. Paralelamente ao Pan, também há a disputa do Round 3 da Copa Latino-Americana.

Os treinos oficiais ocorrem das 8 às 10 horas e as corridas começam logo na sequência. A cerimônia de premiação está prevista para as 17h30.

Foto: Marcelo Rocha / O Liberal
Julia e Samuel são os destaques do time americanense no Pan de BMX

Americanense, Oliveira se criou como atleta no ABC. Ele ingressou na categoria Elite neste ano e, logo de cara, vai competir com os principais nomes do continente no “quintal de casa”.

“É muito bom para a gente, porque faz muito tempo que não recebemos um campeonato de alto nível igual a esse. Satisfação total com os atletas de alto nível, de vários países. É muito difícil acontecer isso”, disse.

Oliveira, inclusive, tem como objetivo a classificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020. E, no Pan, ele pode somar pontos no ranking classificatório para a competição.

“É um atleta prata de casa que tem chance de ter um bom resultado no Pan-Americano e, consequentemente, ser um atleta que pode nos representar nas Olimpíadas. E é um atleta daqui, criado aqui”, afirmou o presidente do ABC, Allan Jonas Duarte, o Aladin.

Natural de Londrina (PR), Julia também desfruta de potencial olímpico. No Pan, ela tem como principal concorrente a colombiana Mariana Pajón, bicampeã olímpica.

“As expectativas são sempre as melhores, ainda mais por estar em casa e na minha pista favorita. Estou cativando as boas vibrações e me concentrando para pode fazer o meu melhor. Vai ser uma prova muito dura”, comentou.

Oliveira e Julia também confirmaram participação na Copa Latino-Americana. Além do Round 3, agendado para este sábado, Americana ainda recebe o Round 4, no domingo. Neste fim de semana, o Complexo Ayrton Senna deve reunir 1,2 mil pilotos de 12 países das Américas.

INSCRITOS DO ABC

Nome – Categoria/Idade

Julia Silva – Girls 13
Caroline Amazonas – Girls 16
Julia Alves – Elite Women
Gael Doná – Boys 7
Vitor Cumini – Boys 8
Guilherme Oliveira – Boys 10
Tiago Oliveira – Boys 10
Theo Casagrande – Boys 11
Vitor Cavalcanti – Boys 11
Lucas Rossi – Boys 12
Matheus Oliveira – Boys 12
Eduardo Barreto – Boys 13
Vinicius Gualtieri – Boys 13
Vinicius Rezende – Boys 13
Igor Amaral – Boys 14
Eduardo Oliveira Filho – Boys 14
Matheus Ordonez – Boys 15
Felipe Corregio – Men 17/24
Leonardo Zavagli – Men 17/24
Lucas Campos – Men 17/24
Tiago Tardivo – Men 17/24
André Fassina – Men 25/29
Eduardo Oliveira – Men 30/34
Toni Kummer – Men 30/34
Rodrigo Amazonas – Men 35+
Rogelio Cançado – Men 35+
Samuel Oliveira – Elite Men
José Calazans – Master
Ubiratan Cunha – Cruiser Men 40/44
Luciano Soares – MTB Open

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora