29 de março de 2024 Atualizado 09:51

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

UFC

Campeão de muaythai, Luan Chileno migra ao MMA

Lutador de Americana estreou com vitória na nova modalidade na China

Por Rodrigo Alonso

30 de outubro de 2019, às 08h08 • Última atualização em 27 de abril de 2020, às 11h42

Tetracampeão mundial de muaythai, o lutador Luan Aguirre Elias, de Americana, agora também compete no MMA e já almeja o cinturão do UFC (Ultimate Fighting Championship), principal torneio da modalidade.

Luan Chileno, como é conhecido, subiu ao octógono pela primeira vez no último dia 18, na China. Logo de cara, ele derrotou o atleta local Zhang Mingyang no primeiro round, em combate válido pela WLF (Wu Lin Feng), na cidade de Zhengzhou.

Foto: Divulgação
Chileno ganhou do atleta local Zhang
Mingyang no primeiro round, em uma luta na China

“Estou me preparando já há muito tempo. Já tem uns dois anos que eu venho querendo migrar para o MMA, mas não foi possível antes. Já teve até lutas marcadas, mas adversário machucou, outro desistiu. Mas acho que Deus sabe a hora certa”, declarou o lutador de 29 anos.

Mesmo acostumado a lutar em pé, Chileno venceu o chinês no chão, com um mata-leão, golpe comum no jiu-jitsu. Os dois se enfrentaram pela categoria até 93 kg.

“Eu tive de usar o meu jiu-jitsu, coisa que acho que ele não esperava, que eu, além de quatro vezes campeão [mundial] de muaythai, ainda pratico jiu-jitsu desde 2010. Não sou muito graduado no jiu-jitsu, porém tenho bastante tempo de treino. Então, eu estava preparado”, afirmou.

Para Chileno, a vitória por submissão o fez subir de patamar, porque mostra que ele também tem qualidade no jiu-jitsu. “É para marcar mesmo o meu currículo, marcar a minha história”, disse.

Apesar de toda a experiência no muay thai, o atleta contou que, no dia 18, se sentiu como se nunca tivesse lutado. “Foi como se fosse a minha primeira luta. Senti ali aquele nervosismo um pouco no começo, de primeira luta, mas depois já me senti em casa”, comentou.

Passado o nervosismo da estreia, ele começa a planejar o futuro e pensa, inclusive, em conquistar o título no MMA. “O objetivo é, agora, ser campeão mundial do maior evento do mundo [o UFC]. Tem de sonhar grande. Sempre sonhei grande”, apontou.

Publicidade