23 de abril de 2024 Atualizado 17:35

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Tiro Esportivo

Artur Fortunato é convocado para a seleção brasileira

Estreante na equipe, o atirador americanense vai representar o País nos eventos marcados para este semestre

Por Rodrigo Alonso

20 de janeiro de 2020, às 17h36 • Última atualização em 27 de abril de 2020, às 11h39

Pela primeira vez na carreira, o americanense Artur Fortunato fará parte da seleção brasileira de tiro esportivo. Ele vai representar o País em eventos internacionais marcados para este semestre. O atleta de 22 anos foi convocado pela CBTE (Confederação Brasileira de Tiro Esportivo) na última sexta-feira.

Artur compete na modalidade fossa olímpica, em que o atirador tenta acertar 125 pratos, de cinco posições diferentes. Nessa categoria, além dele, outros seis atletas foram chamados pela confederação.

Foto: Marcelo Rocha / O Liberal
Esta foi a primeira convocação da carreira de Artur Fortunato

Treinado pelo avô Athos Pisoni, Artur encerrou 2019 com uma medalha de bronze na rodada final do Campeonato Brasileiro. Na competição por equipes, ele ajudou a seleção paulista a ser campeã geral da temporada.

Receba as notícias do LIBERAL pelo WhatsApp

“Estou muito feliz com a convocação para 2020 e vejo esta como reconhecimento do incrível trabalho que eu e meu avô, e técnico, estamos fazendo”, declarou o americanense em entrevista ao site da CBTE.

A partir deste ano, o atirador pretende brigar por vaga nos Jogos Olímpicos de Paris-2024 – não existe mais possibilidade de participação nas Olimpíadas de Tóquio-2020.

“Para 2020 e os anos seguintes, darei continuidade aos treinamentos com meu técnico, tendo como prioridade o maior número de participações em campeonatos e provas nacionais e internacionais dentro de um planejamento definido, para o aprimoramento e avanço do trinômio técnico, físico e mental”, diz.

Ouça o “Além da Capa”, um podcast do LIBERAL

A convocação para a equipe nacional se baseou em critérios “subjetivos”, segundo a CBTE, como evolução ao longo de 2019, títulos e faixa etária. Já neste mês, entre os dias 22 e 26, os atletas selecionados vão realizar um treinamento com a Academia de Tiro Italiana, no Rio de Janeiro.

Como integrante da seleção brasileira, Artur pretende disputar mais torneios internacionais neste ano, inclusive etapas da Copa do Mundo. A primeira delas está agendada para março, no Chipre.

O cronograma do americanense ainda inclui campeonatos internos de outros países, principalmente da Itália. “Na Itália, tem diversas provas durante o ano, provas internas que são muito fortes”, afirmou Athos ao LIBERAL.

Neste ano, Artur também entrou na lista de contemplados pelo Bolsa-Atleta, programa do governo federal que concede auxílio financeiro a esportistas brasileiros.

Publicidade