Americanense fecha ano em 1º lugar no ranking nacional

Samuel Pereira de Oliveira, atleta do Americana Bicicross, fecha a temporada como o primeiro colocado do País no ranking da Elite Men


O americanense Samuel Pereira de Oliveira encerrou 2019 em primeiro lugar no ranking nacional de BMX. A classificação final foi divulgada pela CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo) nesta quinta-feira.
Samuel tem 20 anos e disputa a categoria Elite Men, que reúne os principais atletas do sexo masculino. Ele representa a equipe ABC (Americana Bicicross Clube).

O ranking nacional leva em consideração o desempenho dos pilotos no Campeonato Brasileiro, nas etapas da Copa Brasil, na Taça Brasil, no respectivo Campeonato Estadual e na Copa Minas.

Foto: @jubinski / Divulgação
Samuel Pereira de Oliveira em ação por Americana na temporada 2019

O americanense somou 366 pontos, 22 a mais que o vice-líder Guilherme Ribeiro, da Associação Itajaiense de Bicicross, de Santa Catarina.

Samuel chegou ao topo da classificação em setembro, quando venceu a terceira etapa da Copa Brasil, em Goiânia (GO), e não saiu mais de lá.

“Para mim, esse título de campeão do ranking nacional é muito importante, porque eu sou o atleta mais novo da categoria. É muito gratificante isso. E este ano também está sendo muito bom”, diz o ciclista, que está na Elite desde 2018.

Em seu primeiro ano na principal categoria, ele ficou em sétimo no ranking da CBC. “Ano passado, para mim, não foi um ano tão bom. Não consegui ter um bom desempenho, por conta que não me adaptei à categoria. Mas, neste ano, já cheguei forte”, afirma.

Outros três atletas do ABC fecharam a temporada na liderança de suas categorias: Caroline Vitória Rossi Amazonas (Girls 15/16 anos), Igor Gabriel do Amaral (Boys 14 e Cruiser 13/14) e Toni Cesar Kummer (Men 30/39).

O calendário nacional de 2019 já acabou, mas os pilotos da equipe ainda têm mais um desafio pela frente: a quinta e última etapa da Copa Regional Ricardo Alves. O clube americanense inscreveu 34 ciclistas para o evento, que será neste domingo, em Paulínia.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora