19 de abril de 2024 Atualizado 09:10

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Brasileirão

Já rebaixado, Coritiba marca no fim e derrota Palmeiras em casa

Em jogo com clima de amistoso, Coxa contou com gol de Jonathan aos 42 do segundo tempo para vencer

Por Agência Estado

17 de fevereiro de 2021, às 21h47 • Última atualização em 17 de fevereiro de 2021, às 21h53

De um lado, o Coritiba, já rebaixado à Série B do Campeonato Brasileiro. Do outro, o Palmeiras, campeão da Copa Libertadores e que se prepara para a decisão da Copa do Brasil, mas que tem ainda os jogos do Brasileirão para disputar e foi para o jogo com um time misto. O resultado não poderia ter sido outro – um jogo com cara de treino ou amistoso, que terminou com a vitória do time paranaense, por 1 a 0, com gol na reta final da partida válida ainda pela 35ª rodada.

Willian tenta jogada durante a derrota do Palmeiras para o Coxa – Foto: Cesar Greco / Ag. Palmeiras

Com 56 pontos, em 6º na tabela, o Palmeiras sofreu a segunda derrota para o Coritiba no Brasileirão. O time ainda perdeu para Goiás e Botafogo fora de casa, e empatou com esses dois times no Allianz Parque. Nesses seis jogos, somou dois pontos de 18 possíveis para equipes que passaram o campeonato inteiro na zona da degola.

Apesar de estar com um time cheio de reservas (pelo menos oito jogadores que começaram a partida geralmente ficam no banco), o Palmeiras dominou o primeiro tempo e aproveitou para “treinar” a marcação alta e a marcação sem a posse de bola. No começo do jogo, Abel Ferreira cobrava movimentação do setor de meio-campo do time paulista, mas a lentidão na transição da defesa para o ataque irritava um pouco o treinador português.

A maratona de jogos do Palmeiras parecia ser a maior inimiga da equipe. O time, que entrará em campo novamente na sexta-feira (21h30, contra o São Paulo, no Morumbi), ainda tenta se virar contra o desgaste dos seus atletas.

A primeira grande chance de gol surgiu apenas aos 33 minutos, quando o Palmeiras até mandou a bola para as redes, mas a jogada foi anulada por impedimento. Empereur arrancou pela intermediária e achou Esteves pela esquerda do ataque. Impedido, o jogador foi à linha de fundo e cruzou. Lucas Lima não dominou e Gabriel Menino mandou forte para o gol, sem chance para o goleiro Arthur. O lance foi anulado sem a necessidade de uso do VAR (árbitro de vídeo).

Até o fim da primeira etapa, o Palmeiras tentou mais dois arremates ao gol de fora da área. Gustavo Scarpa exigiu ótima defesa de Arthur e Gabriel Menino mandou a bola por cima do gol.

Na segunda etapa, Abel Ferreira trocou William por Rony. A ideia era explorar a velocidade do atacante, mas nos primeiros minutos a falta de criatividade e os erros de passes minaram qualquer oportunidade de gol das duas equipes.

Aos 15 minutos, Gabriel Menino sentiu uma lesão no tornozelo do pé direito e precisou ser substituído. Abel aproveitou e mandou a campo três jogadores considerados titulares: Luiz Adriano, Raphael Veiga e Patrick de Paula. O problema é que pouco tempo depois, em uma disputa de bola na intermediária, Kusevic se embolou com Osman e acabou expulso pelo árbitro após deixar a mão no rosto do adversário.

Aos 21, em uma falta perigosa, Robson bateu com categoria, mas o jovem Vinicius Silvestre se esticou todo e conseguiu espalmar.

O Palmeiras teve sua melhor chance no jogo aos 29. Raphael Veiga fez ótima jogada pela direita, cortou para o meio e chutou de esquerda. O goleiro Arthur fez mais uma boa defesa.

O jogo se arrastava para um empate sem gols, quando o Coritiba, em uma grande jogada, abriu o placar. Após cruzamento rasteiro da esquerda, Patrick de Paula teve a chance de cortar, mas deixou a bola passar. Jonathan bate de primeira, na entrada da área, e a bola entrou no canto direito, sem chances para Vinicius Silvestre.

FICHA TÉCNICA:

CORITIBA 1 x 0 PALMEIRAS

CORITIBA – Arthur; Jonathan, Rhodolfo, Sabino e Biro; Hugo, Matheus Bueno (Sarrafiore) e Mattheus (Nathan); Robson, Ricardo Oliveira (Osman) e Neilton (Luiz Henrique). Técnico: Gustavo Morínigo.

PALMEIRAS – Vinicius Silvestre; Marcos Rocha, Kuscevic, Alan Empereur e Renan; Gabriel Menino (Raphael Veiga), Danilo (Breno Lopes), Lucas Lima (Patrick de Paula), Gustavo Scarpa (Luiz Adriano) e Esteves e Willian (Rony). Técnico: Abel Ferreira.

GOL – Jonathan, aos 42 minutos do segundo tempo.

CARTÕES AMARELOS – Renan, Danilo e Neilton.

CARTÃO VERMELHO – Kusevic.

ÁRBITRO – Ramon Abatti (SC).

RENDA E PÚBLICO – Jogo sem torcida.

LOCAL – Estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR).

Publicidade