20 de abril de 2024 Atualizado 00:43

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Segunda Divisão

Professor presta apoio acadêmico ao Rio Branco

Doutorando em Ciências do Movimento Humano, Felipe de Ornelas ajuda na preparação física da equipe que disputa a Segunda Divisão

Por Rodrigo Alonso

29 de junho de 2019, às 10h20 • Última atualização em 27 de abril de 2020, às 13h42

O Rio Branco tem contado com um apoio acadêmico nos treinamentos voltados para o Campeonato Paulista Sub-23 Segunda Divisão. O auxílio é prestado pelo profissional de educação física Felipe de Ornelas, professor da FAM (Faculdade de Americana).

Há três semanas, ele tem ajudado na preparação física da equipe, como parte de um trabalho universitário. Ornelas faz doutorado em Ciências do Movimento Humano, na Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba).

Foto: João Carlos Nascimento - O Liberal
Felipe Ornelas auxilia o técnico Raphael Pereira sobre o desempenho

O programa de pós-graduação tem vínculo com o LAIASC (Laboratório de Avaliação e Intervenção Aplicada ao Sistema Cardiorrespiratório) e o Laboratório de Performance Humana. “A gente busca a melhor performance dentro da modalidade esportiva”, afirmou.

No Tigre, o profissional ajuda a melhorar a capacidade biomotora dos atletas e também controla a carga de treinamentos, com base no estado de recuperação e performance dos jogadores.

“Estar auxiliando nesse processo como estafe, dentro da periodização deles, é muito importante para nós e satisfatório também”, disse.

Segundo o técnico Raphael Pereira, o trabalho de Ornelas tem feito a equipe manter o desempenho durante os 90 minutos. O treinador apontou que, desde a quarta rodada, o time caía de rendimento no segundo tempo dos confrontos.

Mas nesse sentido, de acordo com Pereira, o Rio Branco já mostrou uma evolução no jogo passado, mesmo com derrota por 2 a 0 para o Independente, em Limeira.

“O Felipe é uma pessoa que tem nos ajudado muito em relação às pesquisas, ao trabalho, à evolução física individual, carga coletiva e carga individual dos atletas”, comentou o comandante.

Ornelas, inclusive, tem feito parte da comissão técnica nos jogos. Ele estará no banco de reservas neste domingo, às 10 horas, na partida contra o XV de Jaú. O duelo acontece no estádio Décio Vitta, em Americana, e encerra a primeira fase.

Publicidade