LAF lança primeira edição da Copa Cidade de Americana

Torneio reunirá times amadores da região, com troféu que leva o nome do Caderno de Esportes, programa do Grupo Liberal


Com um formato eliminatório e reunindo times amadores da região, a primeira edição da Copa Cidade de Americana será realizada a partir de maio, com final programada para a última semana de agosto, em comemoração ao aniversário da cidade, celebrado no dia 27 daquele mês. A organização é da LAF (Liga Americanense de Futebol).

A estreia do torneio no calendário do futebol amador da cidade foi anunciada na edição desta sexta-feira (29) do programa Caderno de Esportes, das rádios VOCÊ (AM 580) e 94.7 FM, integrantes do Grupo Liberal. O troféu entregue ao campeão levará o nome do programa, veiculado de segunda a sexta-feira, das 18 às 19 horas.

O formato de disputa é inspirado na Copa do Brasil e terá jogos apenas em mata-mata, com duelos de ida e volta, até a realização da final. “As equipes pedem torneios, pedem campeonatos, então a liga está começando a caminhar com o objetivo de trazer mais competições, fazer com que mais pessoas se envolvam com o esporte da cidade”, disse o presidente da LAF, André Mineiro.

As inscrições para a competição começam nesta segunda-feira, 1º de abril, e podem ser realizadas através de uma plataforma online, a ser divulgada pela entidade, ou ainda por telefone junto a um dos membros da diretoria da LAF, Vladimir Justino: (19) 9-9193-7232. Outra opção de contato é por meio da página do Facebook da liga (facebook.com/lafamericana). Já existe uma lista de espera de interessados em participar, e o prazo-limite de inscrições é 20 de abril.

Para o editor de Esportes do LIBERAL e apresentador do Caderno de Esportes nas rádios, Bruno Moreira, a homenagem prestada pela LAF enaltece o papel desenvolvido pelo grupo para o esporte local. “Somos porta-vozes de uma série de esportistas amadores que enxergam no nosso trabalho a oportunidade de serem vistos pela comunidade onde estão inseridos. E a iniciativa da LAF em colocar o nome do programa na taça dada ao campeão, na nossa visão, é o reconhecimento disso, algo que muito nos engrandece”, comentou.

Foto: João Carlos Nascimento / O Liberal
André Mineiro e Vladimir Justino em entrevista ao programa Caderno de Esportes, na sexta-feira

PARALELO. As partidas serão disputadas concomitantemente com a Copa Jocle, o Campeonato Americanense de Futebol Amador, com início programado para 7 de abril. O calendário será ajustado para que os participantes do Municipal possam disputar também a Copa Cidade de Americana.

Umas das preocupações de quem gere os campeonatos é a disciplina. Por isso, um acordo com representantes de Americana, Nova Odessa e Santa Bárbara d’Oeste definiu que as punições aplicadas nos encontros regionais valerão também para os amadores destas cidades.

“Tem muitas equipes que são de cidades vizinhas a Americana que querem jogar junto com a liga, equipes querendo se filiar. O amador tem uma sede de campeonato, e esse é um que vem pra suprir e que vai gerar um grande impacto na região”, observou Vladimir Justino.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora