19 de março de 2024 Atualizado 00:25

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Libertadores

Flamengo empata com Inter no Beira-Rio e avança

Em jogo tenso em Porto Alegre, time carioca buscou um empate em 1 a 1 e garantiu sua vaga na semifinal da Copa Libertadores

Por Agência Estado

28 de agosto de 2019, às 23h35 • Última atualização em 27 de abril de 2020, às 12h35

Em jogo tenso no Beira-Rio, o Flamengo buscou o empate por 1 a 1 com o Internacional e garantiu sua vaga na semifinal da Copa Libertadores, na noite desta quarta-feira. O time gaúcho, que perdera por 2 a 0 no jogo de ida, saiu na frente no segundo tempo, mas cedeu a igualdade em dia de recorde de público no estádio, com 49.614 presentes.

Com a boa vantagem construída no Maracanã, na semana passada, o Flamengo também foi melhor neste jogo da volta. Criou as melhores oportunidades da partida, dominou o primeiro tempo e só foi ameaçado durante poucos minutos na etapa final, quando sofreu o gol de Rodrigo Lindoso, em lance de bola parada.

Foto: Roberto Vinicius / Estadão Conteúdo
Atacante Gabriel Barbosa, o Gabigol, marcou o gol de empate do Flamengo contra o Internacional na noite desta quarta-feira

O empate veio com Gabriel, que marcou o seu 26º gol em 37 jogos pela equipe carioca e selou a classificação do Fla, que voltou a contar com o volante Cuéllar nesta quarta. Na semifinal, a equipe rubro-negra terá pela frente o Grêmio de Renato Gaúcho, que eliminou o Palmeiras na terça-feira.

A outra semifinal terá Boca Juniors e o vencedor do duelo entre River Plate, atual campeão, e Cerro Porteño, que se enfrentam nesta quinta.

As datas reservadas para os confrontos já foram definidas pela Conmebol, que ainda não especificou dias e horários de cada confronto. Os duelos de ida vão acontecer nos dias 1º e 2 de outubro e as voltas estão reservadas para 22 e 23 do mesmo mês. A final, em jogo único, será em 23 de novembro, em Santiago, no Chile.

O JOGO – Apesar da boa vantagem conquistada no jogo de ida, o Flamengo não se intimidou com a torcida contra no Beira-Rio e partiu para cima do Inter assim que o árbitro autorizou o início da partida. Em apenas um minuto de jogo, o goleiro Marcelo Lomba precisou mostrar serviço por duas vezes.

Na chance mais clara, Gabriel recebeu lançamento pelo meio e, cara a cara com o goleiro, bateu em cima de Lomba. A oportunidade precoce esquentou rapidamente o jogo, que ganhou em aceleração e tensão. A resposta do Inter veio aos 6, quando Guerrero trombou com Diego Alves na bola aérea e a bola morreu nas redes. O árbitro, contudo, anotou a falta do peruano.

O lance parecia o sinal de uma postura mais ofensiva da equipe gaúcha. Mas não foi o caso. O Flamengo seguiu melhor e criando boas chances no ataque. Aos 22, Bruno Henrique arriscou em chute rasteiro, de fora da área, e exigiu outra defesa difícil de Lomba. O nervosismo do Inter em campo se traduzia em discussões e desentendimentos entre jogadores das duas equipes.

À medida que a tensão aumentava em campo, o Flamengo ampliava suas chances de “matar” o confronto. Filipe Luís e Gabriel desperdiçaram boas chances. Aos 43, o atacante perdeu outra oportunidade preciosa para abrir o placar. Após passe de Bruno Henrique, ele saiu diante de Lomba e chutou rente ao pé da trave esquerda do goleiro colorado.

O segundo tempo começou com nova postura do Inter. A cautela da etapa inicial deu lugar a um estilo mais ofensivo, ainda que sem chances mais claras de gol. A situação mudou aos 16 minutos. D’Alessandro bateu falta na área e Rodrigo Lindoso escorou de cabeça na primeira trave: 1 a 0. O gol, analisado pelo VAR, precisou de cinco minutos para ser confirmado.

Com novo fôlego, o Inter partiu para o ataque em busca do empate que levaria o duelo para os pênaltis. O Flamengo, contudo, aproveitou um contra-ataque para definir o confronto. Aos 39, Bruno Henrique disparou pela esquerda e serviu Gabriel, completamente sem marcação, que não teve dificuldade para empurra a bola para as redes.

Na comemoração, o atacante provocou a torcida colorada, o que gerou novo início de confusão em campo. A tensão mais elevada complicou ainda mais a tarefa do Inter, que precisaria marcar mais três gols para obter a classificação. Sem sucesso no ataque e com pouca criatividade no meio-campo, o time gaúcho se despediu da competição continental.

FICHA TÉCNICA:

INTERNACIONAL 1 x 1 FLAMENGO

INTERNACIONAL – Marcelo Lomba; Bruno, Rodrigo Moledo, Victor Cuesta (Sarrafiore) e Uendel (Wellington Silva); Rodrigo Lindoso, Edenílson, Patrick, D’Alessandro e Rafael Sóbis (Nico López); Guerrero. Técnico: Odair Hellmann.

FLAMENGO – Diego Alves; Rafinha, Rodrigo Caio, Pablo Marí e Filipe Luís (Renê); Cuéllar (Piris da Motta), Gerson, Arrascaeta e Everton Ribeiro (Berrío); Gabriel e Bruno Henrique. Técnico: Jorge Jesus.

GOLS – Rodrigo Lindoso, aos 16, e Gabriel, aos 39 minutos do segundo tempo.

CARTÕES AMARELOS – Rafael Sóbis, Cuéllar, D’Alessandro, Diego Alves, Filipe Luís, Victor Cuesta e Rodrigo Lindoso.

ÁRBITRO – Patricio Loustau (ARG).

RENDA – R$ 2.685.145,00.

PÚBLICO – 49.614 pagantes.

LOCAL – Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS).

Publicidade