Federação cogita criar mais uma divisão do Paulista

Ideia é separar as equipes que participam do Sub-23, criando uma quinta divisão no Estadual; Rio Branco e União Barbarense apoiam a medida


O futebol de São Paulo pode ganhar mais uma divisão a partir de 2020. A FPF (Federação Paulista de Futebol) cogita separar as equipes que participam do Campeonato Paulista Sub-23 Segunda Divisão, o equivalente à quarta divisão estadual.

Uma parcela dos times continuaria na quarta divisão, enquanto os outros “cairiam” para a quinta. A possibilidade foi levantada pelo presidente da federação, Reinaldo Carneiro Bastos, em 1º de julho, no último conselho técnico do Paulista Sub-23.

Foto: Marcelo Rocha / O Liberal
Gerente de futebol do Rio Branco se mostrou favorável à mudança a partir do próximo ano

Na ocasião, Bastos justificou que existe um excesso de participantes nesse torneio. As informações foram repassadas ao LIBERAL pelo gerente de futebol do Rio Branco, Tiago Bernardi, que estava presente na reunião.

Neste ano, o Paulista Sub-23 contou com 41 equipes, inclusive os rivais Rio Branco e União Barbarense. Os dois clubes apoiam a criação de uma nova divisão. “Ficam menos equipes. Dá para qualificar mais”, afirmou Bernardi.

O presidente do União, Daniel de Castro, o Gordo, torce pela concretização dessa ideia. “Acho ótimo. Tomara que isso aconteça. O que o Reinaldo fizer está bem feito”, disse.

O LIBERAL perguntou à FPF se essa possibilidade continua em estudo e como seria a separação dos times que disputam o Paulista Sub-23. No entanto, a entidade se limitou a dizer, em nota, que “não há nenhuma definição sobre o tema”.

Uma hipótese é que as equipes sejam divididas conforme a classificação de cada uma no Paulista Sub-23 deste ano. O Rio Branco, portanto, tem uma motivação a mais para a partida deste domingo, contra o Guarulhos. O jogo, marcado para as 10 horas, no Estádio Décio Vitta, vale vaga na terceira fase do Estadual. Caso se classifique, o Tigre ficaria, pelo menos, entre os 16 primeiros colocados da competição. O União, por outro lado, caiu logo na primeira fase, quando 17 times saíram da disputa.

Histórico

O Campeonato Paulista não tem quinta divisão desde 2004, ano em que havia as divisões B1 e B2, além das séries A1, A2 e A3. Entre 2001 e 2003, também existia a B3, a antiga sexta divisão.

A partir de 2016, a FPF começou a fazer uma remodelagem para que houvesse redução de 20 para 16 equipes em cada uma das três primeiras divisões. Esse formato virou realidade nesta temporada e causou um inchaço na quarta divisão de São Paulo.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora