18 de março de 2024 Atualizado 22:46

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Futebol

Dirigentes europeus planejam retomar o calendário do futebol em julho ou agosto

Por Agência Estado

02 de abril de 2020, às 19h48 • Última atualização em 27 de abril de 2020, às 11h58

Os dirigentes do futebol europeu confiam que as disputas poderão ser retomadas no segundo semestre. Para isso, elaboraram um documento, nesta quinta-feira, que será enviado a seus membros para que haja uma aprovação.

“Estamos confiantes de que o futebol poderá recomeçar nos próximos meses, com condições que serão ditadas pelas autoridades públicas. Neste momento, acreditamos que qualquer decisão de abandonar as competições nacionais é prematura e não justificada”, afirmou o comunicado, assinado pelo presidente da UEFA, Aleksander Ceferin, pelo presidente da ECA (Associaação dos Clubes Europeus), Andrea Agnelli, e pelo presidente das Ligas Europeias (EL), Lars-Christer Olsson.

Competições, incluindo a Liga dos Campeões e a Liga Europa, foram suspensas no mês passado, quando o surto da covid-19 se espalhou pela Europa e os governos impuseram bloqueios, proibindo reuniões esportivas.

Os grupos de trabalho da UEFA têm avaliado os aspectos legais, regulamentares e financeiros, além dos problemas causados pela interrupção abrupta do futebol e formulou planos para retomar as disputas além da conclusão planejada da temporada 2019-20 para 30 de junho.

“O trabalho agora está focado em cenários que abrangem os meses de julho e agosto, incluindo a possibilidade de as competições da UEFA recomeçarem após a conclusão das ligas nacionais”, afirmou a carta enviada às ligas, clubes e associações nacionais. “Um gerenciamento conjunto de calendários é estritamente necessário como a conclusão da temporada atual deve ser coordenada com o início da nova.”

E a carta prosseguiu: “É de suma importância que mesmo um evento perturbador como esta epidemia não impeça que nossas competições sejam decididas em campo, de acordo com suas regras e que todos os títulos esportivos sejam atribuídos na base de resultados.”

Na Bélgica, o Brugge está 15 pontos à frente do Gent, segundo colocado, mas ainda com um jogo antes dos playoffs finais. A liga belga anunciou há uma semana, que o Brugge será declarado campeão se o plano pelo final da temporada for confirmado em uma assembleia geral em 15 de abril.

Mas isso pode fazer com que Brugge perca um lugar na Liga dos Campeões. “Como a participação nas competições de clubes da UEFA é determinada pelo resultado alcançado ao final de uma competição nacional completa,
a rescisão levantaria dúvidas sobre o cumprimento de tal condição”, relatou o documento oficial, sem citar a Bélgica nominalmente.

Publicidade