18 de abril de 2024 Atualizado 15:44

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

COVID-19

Estado paralisa as três divisões do Campeonato Paulista

Temporada do futebol em São Paulo começou no dia 27 de fevereiro; Paulistão teve três rodadas já realizadas

Por Bruno Moreira

11 de março de 2021, às 10h53 • Última atualização em 11 de março de 2021, às 14h03

As três divisões do Campeonato Paulista de futebol serão paralisadas entre os dias 15 e 30 deste mês por decisão do Governo do Estado. A informação foi antecipada na manhã desta quinta-feira (11) pelo presidente do TJD (Tribunal de Justiça Desportiva), Antonio Assunção de Olim, o Delegado Olim, em entrevista à Rádio Bandeirantes, e confirmada em anúncio oficial, no início da tarde, pelo governador João Doria (PSDB), em entrevista coletiva.

A decisão é estendida às demais competições esportivas em andamento, que ocorrem sem a presença de público em estádios e ginásios. O recuo acontece em meio a um cenário de novas restrições no combate à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Dessa forma, na elite estadual, estão mantidos o jogo desta quinta-feira, entre Palmeiras e São Caetano, às 19 horas, atrasado da primeira rodada, e as partidas marcadas para este fim de semana, pela quarta rodada da competição.

A medida, ventilada desde terça-feira (9) após recomendação do Ministério Público, foi previamente rechaçada pela FPF (Federação Paulista de Futebol). Em nota ainda na terça, a entidade que rege o futebol no Estado argumentou que os protocolos sanitários elaborados para aplicação nos campeonatos com a chancela da FPF garantem a segurança dos envolvidos.

Também afirmou que “a recomendação vai na contramão do combate à Covid-19 no mundo, como em países que realizaram rigorosos lockdowns em meio à segunda onda e mantiveram o futebol profissional em atividade”. A federação mencionou como exemplos Inglaterra, Alemanha e Estados Unidos.

Lance de São Paulo 4 x 0 Santos, pela terceira rodada do Paulistão, no último sábado (6), no Morumbi – Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

A temporada 2021 do futebol paulista começou no dia 27 de fevereiro, com o pontapé inicial das Séries A1 e A2. O Paulistão teve três rodadas realizadas até agora de um total de 12 na primeira fase. No último dia 6 também foi iniciada a Série A3. Não há previsão para a largada do Campeonato Paulista Sub-23 Segunda Divisão, a Bezinha, divisão na qual estão Rio Branco e União Barbarense.

O Campeonato Paulista também sofreu paralisação em 2020, quando faltavam duas rodadas para o término da primeira fase, em março. A competição foi retomada apenas em julho e concluída em agosto.

Apesar da pausa local, times do Estado estão envolvidos em outros torneios, como a Copa do Brasil e a Copa Libertadores. Não há sinalização de CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol), respectivamente, para paralisações em suas competições de clubes.

Nesta quarta-feira (10), pelo contrário, a CBF se manifestou publicamente em defesa da continuidade do futebol no País. No continente, porém, a rodada deste mês das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022, no Catar, foi adiada.

No basquete, a edição 2021 da LBF (Liga de Basquete Feminino) começou na última segunda-feira (8), com vitória do Vera Cruz Campinas, equipe recheada de profissionais de Americana, diante de Catanduva. A modalidade também foi uma das afetadas pela paralisação da temporada passada.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

Na Superliga de Vôlei Masculino, o Vôlei Renata, de Campinas, encerrou a primeira fase no último sábado (6) e se classificou com a terceira melhor campanha. Pela tabela dos playoffs, o time campineiro tem confronto com Uberlândia (MG) marcado para esta sexta-feira (12), em Campinas.

Publicidade