28 de março de 2024 Atualizado 09:50

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

50 ANOS DO TRI

Transmissão da TV e contexto político colocaram Copa em outro patamar

Recheada de craques, como Pelé e Jairzinho, seleção de 1970 foi a primeira vista ao vivo em território nacional

Por Rodrigo Alonso

21 de junho de 2020, às 07h47

Recheado de craques, o Brasil de 1970 foi a primeira seleção que teve seus jogos transmitidos ao vivo pela televisão em território nacional. Essa novidade, somada à qualidade da equipe e ao contexto político do País, intensificou a mobilização em torno da Copa do Mundo daquele ano.

“A expectativa era muito grande porque a gente ia, pela primeira vez, assistir pela televisão aos jogos de uma Copa do Mundo. Porque, até 1966, não tinha transmissão direta. Tinham os videoteipes”, lembra o americanense Jota Junior. Aos 71 anos, atualmente ele é narrador dos canais SporTV. Contudo, 50 anos atrás, o profissional ainda dava seus primeiros passos na imprensa.

Segundo Jota, o tricampeonato mundial o motivou a seguir carreira no jornalismo, em virtude de toda a atmosfera criada por aquela seleção, que contava com lendas do futebol. “Aquilo lá, realmente, foi uma mola propulsora do encantamento pelo futebol e pela profissão”.

Depois daquele torneio, o narrador trabalhou presencialmente em seis Copas: em 1978, pela Rádio Gazeta; em 1982, pela Rádio Bandeirantes; e em 1986, 1990, 1994 e 1998, pela TV Bandeirantes. Entre 2006 e 2018, ele atuou pelo SporTV, mas sem estar nos locais das partidas.

Morador de Americana, o industrial Fabio Beretta Rossi, de 60 anos, aponta que o então presidente Emílio Garrastazu Médici também influenciou os brasileiros a acompanharem o Mundial de 1970.

“O ex-presidente Médici segurando o radinho de pilha por aí, mostrando ser torcedor, recebeu sempre os atletas, como se nada tivesse acontecido nos porões da ditadura”, observa.

De acordo com ele, as crianças, após a conquista do tri, tomaram ainda mais gosto pelo futebol e se espelhavam nos atletas da seleção. “Todo mundo tentava imitar. Os presentes de final de ano para as crianças eram sempre bola de futebol, roupa, calção, meias, tudo sempre ligado ao futebol”.

Campanha. O Brasil estreou na Copa de 1970, no México, com uma goleada por 4 a 1 sobre a Tchecoslováquia, em 3 de junho. Ainda na primeira fase, a seleção bateu a Inglaterra por 1 a 0 e a Romênia por 3 a 2.

Carlos Alberto Torres ergue a taça de campeão do mundo – Foto: Arquivo_Estadão Conteúdo_21.6.1970

Na sequência, a equipe comandada pelo técnico Zagallo derrotou o Peru por 4 a 2, nas quartas de final, e o Uruguai por 3 a 1, na semifinal. “Todos os jogos da seleção davam a entender que aquela seleção não ia perder aquela Copa”, afirma Jota.

Em 21 de junho, na final, os brasileiros venceram a Itália por 4 a 1, com gols de Pelé, Gérson, Jairzinho e Carlos Alberto Torres. A Seleção Canarinho disputou a decisão com: Félix; Carlos Alberto Torres, Brito, Wilson Piazza e Everaldo; Clodoaldo e Gérson; Jairzinho, Tostão, Pelé e Rivellino. Jairzinho foi o artilheiro do Brasil na competição, com sete gols. Ele balançou as redes em todas as partidas.

Reserva daquela equipe, o ex-goleiro Emerson Leão disse ter amadurecido durante a competição. “Cresci profissionalmente, cresci em termos de conhecimento, relacionamento, abertura. Talvez eu tenha chegado lá um garoto, com 20 anos, e saí de lá já um homem formado no futebol”, declarou o ex-jogador na última quarta-feira, durante entrevista ao LIBERAL.

No entanto, ele revelou uma decepção por não ter jogado. Leão lembrou que disputava a vaga de titular com Ado. Porém, quando Zagallo substituiu João Saldanha no comando do time, Félix ficou com a titularidade. “É lógico que eu e o Ado ficamos frustrados”.

A campanha do Brasil na Copa do Mundo de 1970

1ª Fase
3.jun – Brasil 4 x 1 Tchecoslováquia
Gols: Rivellino, Pelé e Jairzinho (2)

7.jun – Brasil 1 x 0 Inglaterra
Gol: Jairzinho

10.jun – Brasil 3 x 2 Romênia
Gols: Pelé (2) e Jairzinho

Quartas de final
14.jun – Brasil 4 x 2 Peru
Gols: Rivellino, Tostão (2) e Jairzinho

Semifinal
17.jun – Brasil 3 x 1 Uruguai
Gols: Clodoaldo, Jairzinho e Rivellino

Final
21.jun – Brasil 4 x 1 Itália
Gols: Pelé, Gerson, Jairzinho e Carlos Alberto

Publicidade