Esportes da região
Técnico da Natação Americana comanda o Brasil em campanha histórica no Sul-Americano Juvenil
Fabio Cremonez foi o principal treinador da equipe, que bateu recorde de medalhas no torneio
Por Lucas Ardito*
23 de setembro de 2023, às 09h15 • Última atualização em 23 de setembro de 2023, às 09h53
Link da matéria: https://liberal.com.br/esporte/esportes-da-regiao/tecnico-da-natacao-americana-comanda-o-brasil-em-campanha-historica-no-sul-americano-juvenil-2030124/
O título da seleção brasileira de natação no Campeonato Sul-Americano Juvenil de Esportes Aquáticos contou com o técnico Fabio Cremonez, da Natação Americana, ocupando o cargo de treinador principal. Ao lado de outros quatro profissionais, comandou a equipe que conquistou o maior número de medalhas em uma única edição do torneio, que foi realizado em Buenos Aires, na Argentina.
Cremonez foi o ‘head coach’ da seleção, expressão em inglês que significa “treinador principal”. A comissão técnica ainda contou com os técnicos Danilo Carvalho, Leandro Santos, Murilo Barreto e Rafael Souza. Sob o comando deles, a natação brasileira somou 109 medalhas e 1.080 pontos entre as categorias Juvenil A e B, tanto no feminino quanto no masculino.
Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp
Ao falar sobre a campanha, Fabio Cremonez afirmou que os jovens atletas vão dar trabalho no cenário internacional.
“Foi uma campanha histórica, com o recorde de provas ganhas e recorde de medalhas. Essa geração vai dar muito trabalho para os outros países. Estou muito feliz com o comprometimento da equipe e com essa oportunidade”, comemorou.
Além do treinador, a equipe Natação Americana foi representada por dois atletas, que conquistaram pódios e quebraram recordes: Manuela Sega e Rafael Rocha.
Siga o LIBERAL no Instagram e fique por dentro do noticiário de Americana e região.
Competindo pela categoria Juvenil B, Manuela retorna ao Brasil com três ouros, no 100 metros peito, 50 metros peito e revezamento 4×200 metros. Ela quebrou o recorde do campeonato nos 50 metros e 4×200 metros.
Rafael, por sua vez, foi ao pódio em cinco oportunidades pelo Juvenil A. O nadador conquistou o ouro nos 50 metros borboleta e nos revezamentos 4×100 metros e 4×200 metros. Além disso, levou a medalha de prata nos 50 metros livre e foi bronze nos 100 metros livre. Em todas as provas que foi campeão, conseguiu superar o recorde do torneio.
*Estagiário sob supervisão de Rodrigo Alonso