28 de março de 2024 Atualizado 00:13

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

NATAÇÃO

Rumo a Tóquio: Murilo Sartori está garantido nas Olimpíadas

Americanense conquistou a classificação ao ficar em terceiro lugar nos 200 metros livre da Seletiva Brasileira

Por

20 de abril de 2021, às 18h49 • Última atualização em 30 de junho de 2021, às 18h19

Americanense estabeleceu novo recorde pessoal com o tempo de 1min47s33 – Foto: Divulgação

Um sonho de criança se tornou realidade logo no início da maioridade. Mesmo com apenas 18 anos, o americanense Murilo Sartori já pode dizer que é um atleta olímpico. Ele garantiu sua passagem para os Jogos Olímpicos de Tóquio nesta terça-feira, ao ficar em terceiro lugar nos 200 metros livre da Seletiva Brasileira, no Rio de Janeiro.

O resultado credencia Murilo a representar Americana e o Brasil no revezamento 4×200 m livre. Ele vai integrar o quarteto que também conta com o recordista sul-americano Fernando Scheffer, do Minas Tênis Clube; Breno Correia, do Pinheiros; e Luiz Altamir Lopes Melo, do Ideal Clube.

Na final dos 200 m, o americanense também estabeleceu um novo recorde pessoal, com 1min47s33. Vencedor da prova, Scheffer cravou 1min46s28. Murilo era o mais novo da decisão.

“É incrível ser o mais novo e com oportunidade de estar na seleção, olímpica ainda. Isso, para mim, é muito bom. Essa questão de idade acho que a gente já tem de deixar de lado. A partir de agora, é tudo absoluto. Acho que não importa mais nada disso, mas eu consegui, hoje [terça], fazer a minha parte”, afirmou o atleta ao LIBERAL.

Equipe brasileira do revezamento 4×200 m: Murilo garantiu sua vaga – Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Ao assegurar um assento no voo para o Japão, ele repetirá a trajetória de outros esportistas da cidade que disputaram os Jogos, como o futebolista Oscar, medalhista de prata em Londres-2012, e o nadador paralímpico Danilo Glasser, com dois bronzes em Sidney-2000.

Além de ter nascido na cidade, Murilo também veste, literalmente, a camisa do município. Ele representa a equipe Natação Americana, onde treina com o técnico Fabio Cremonez, que participou de toda essa caminhada rumo às Olimpíadas.

“Eu e o Fabio sempre planejamos isso desde que a gente está junto. A gente veio crescendo ao longo dos anos, vendo esse sonho ficar cada vez mais possível. Agora que eu sei que a vaga realmente está na mão, que é minha mesmo, fico bastante feliz”, disse.

O atleta ainda tem mais um compromisso na Seletiva. Na quinta, ele voltará à piscina para a disputa dos 100 m livre, com possibilidade de vaga em prova individual e também de revezamento.

“Agora, é fechar a competição com chave de ouro. Acho que, depois de hoje, eliminou um grande peso das costas”, declarou.

Dois veículos transmitem o evento pela internet: a TV CBDA e o Canal Olímpico do Brasil. Também há transmissão pela TV, por meio da BandSports.

O prefeito Chico Sardelli (PV) parabenizou o americanense nas redes sociais, em comentário na reportagem publicada pelo LIBERAL sobre a conquista de Murilo.

“Que orgulho para Americana! Nossos corações estarão em Tóquio em torcida pelo grande Murilo Sartori e por toda Natação de Americana. Parabéns a todos que, direta ou indiretamente, fazem parte dessa conquista histórica! Vocês são 10”, escreveu Chico.

Publicidade