14 de abril de 2021 Atualizado 23:36

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Em fevereiro

Rio Branco terá história contada em almanaque

Livro vai detalhar a trajetória do clube desde sua fundação, em 1913, até a disputa da Segunda Divisão de 2020

Por Rodrigo Alonso

05 jan 2021 às 08:03

O Rio Branco terá sua história detalhada em um almanaque com lançamento previsto para fevereiro. Composta por 576 páginas, a obra vai contar a trajetória do clube desde sua fundação, em 1913, até a disputa do Campeonato Paulista Sub-23 Segunda Divisão de 2020.

O livro “Almanaque do Rio Branco – O Embaixador de Americana” é um projeto cultural realizado por meio do ProAC (Programa de Ação Cultural), da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, que tem iniciativa do jornalista Claudio Gioria, produção cultural da 3marias e patrocínio dos Supermercados São Vicente.

Estádio Décio Vitta também terá sua história retratada no almanaque sobre o “embaixador” de Americana – Foto: Aluisio Bertalia / Divulgação

A obra será dividida em três partes, entre elas a seção “Jogo a Jogo”, que contará com as fichas técnicas de 2,1 mil jogos do Rio Branco, curiosidades de diversas partidas e as classificações de cada fase de campeonatos disputados pelo Tigre.

Na seção “Quem é Quem”, os torcedores poderão ver a biografia de cada um dos 1.637 jogadores e 108 treinadores que trabalharam no clube, com direito a número de jogos, gols, vitórias, empates e derrotas. Haverá fotos de 1.321 atletas e 96 técnicos.

Em outras 240 páginas, o livro vai detalhar os 107 anos de vida do Rio Branco, inclusive com informações sobre a construção do estádio Décio Vitta, além de uma série de números e curiosidades na seção “Tira-Teima”. Serão 1.100 exemplares.

“São centenas de pessoas entrevistadas, fotos… A gente conseguiu reunir em um almanaque muito mais do que eu me propus no início, que era só reunir as fichas dos jogos”, diz Gioria.

O almanaque reúne cerca de 20 anos de pesquisa do jornalista e completa um projeto de preservação da história do clube. Tudo começou em 2016, com o lançamento do documentário “Tigre de Americana, Uma Paixão Centenária”.

O filme também foi produzido por meio do ProAC, com direção de Luciana Teixeira e patrocínio dos Supermercados São Vicente. Neste ano, a obra passou a estar disponível no link hotm.art/FilmeTigredeAmericana.

Publicidade