28 de março de 2024 Atualizado 18:13

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

HISTÓRIA ESCRITA

Gratuita, distribuição de almanaque do Tigre será após a fase vermelha

Retirada começaria nesta semana, na Biblioteca Municipal, mas foi adiada por conta das restrições impostas pelo governo estadual

Por Rodrigo Alonso

08 de março de 2021, às 17h57 • Última atualização em 05 de maio de 2021, às 18h32

A distribuição do “Almanaque do Rio Branco – O Embaixador de Americana” ocorrerá de forma gratuita, mas terá início apenas após o fim da fase vermelha do Plano São Paulo de combate à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

A princípio, o público poderia retirar os livros a partir desta semana. No entanto, os planos foram adiados por causa das novas restrições impostas pelo governo estadual, que provocaram o fechamento da Biblioteca Municipal de Americana, onde os exemplares estão armazenados.

Jornalista Claudio Gioria acumulou 20 anos de pesquisa antes de lançar o livro – Foto: Juarez Godoy

Os interessados deverão preencher um formulário online, a ser aberto somente depois da fase vermelha, e pegar o almanaque pessoalmente na biblioteca. A retirada será permitida somente à pessoa que preencheu o cadastro, mediante apresentação de documento.

A tiragem é limitada e os livros serão entregues por ordem de chegada na biblioteca, em datas a serem definidas. O preenchimento do formulário, então, não garante um exemplar, caso o estoque termine antes de a pessoa retirá-lo na biblioteca.

Já houve entrega de exemplares para pessoas ligadas ao clube, imprensa, bibliotecas, museus e outros pontos de leitura pública. Haverá também uma cota para escolas municipais e estaduais da região.

Resultado de 20 anos de pesquisa do jornalista Claudio Gioria, o almanaque contém 576 páginas e detalha a história do Rio Branco desde sua fundação, em 1913. Há, inclusive, a ficha técnica de todos os jogos disputados pelo Tigre, assim como biografias de todos os jogadores e treinadores que trabalharam no clube.

O livro foi produzido por meio do ProAC (Programa de Ação Cultural), da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, com produção cultural da 3marias e patrocínio dos Supermercados São Vicente.

A obra ainda conta com projeto gráfico e tratamento de imagem de Fábio Jacomini, revisão de Carolina Alves Ferreira e Janete Stela Domenica, e composição de capa de Eliane Deliberali e Juarez Godoy. A redação e a edição são de Gioria.

Publicidade