09 de agosto de 2020 Atualizado 11:57

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Basquete

Débora Costa fecha acordo com equipe sueca

Americanense terá sua primeira oportunidade no exterior; ela vai defender o Luleå Basket a partir de setembro

Por Rodrigo Alonso

15 jul 2020 às 09:16 • Última atualização 15 jul 2020 às 10:25

Armadora da seleção brasileira de basquete, a americanense Débora Costa, de 28 anos, terá sua primeira oportunidade em uma equipe do exterior. A partir de setembro, ela vai defender o Luleå Basket, da Suécia.

Revelada pela ADCF Unimed, de Americana, Débora iniciou sua carreira no time profissional da cidade, pelo qual conquistou dois títulos da LBF (Liga de Basquete Feminino), o campeonato nacional da modalidade.

Débora Costa em quadra pela seleção brasileira nos Jogos Pan-Americanos, em Lima, no Peru, no ano passado – Foto: Pedro Ramos / rededoesporte.gov.br_10.8.2019

Depois, ela passou por São José, América de Recife-PE, Uninassau-PE, Santo André/Apaba e Sesi Araraquara. Na LBF, a americanense teve quatro convocações para o Jogo das Estrelas e, em 2018, venceu o Desafio de Habilidades.

Hoje, a atleta também atua pela seleção brasileira. Ela foi titular na campanha que levou o Brasil à medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Lima-2019, no Peru. Atualmente, Débora é jogadora do Sesi Araraquara. A jogadora tem contrato com a equipe até agosto e decidiu, após convite do Luleå Basket, mudar de ares a partir de setembro.

“Sou muito grata ao Sesi Araraquara por esses dois anos de trabalho. Vivi momentos incríveis com a equipe, desenvolvi meu melhor basquete, ganhei confiança e experiência dentro das quadras. Tenho certeza que foi fundamental para minha evolução como jogadora e pessoa”, declarou a armadora em nota divulgada pelo time paulista.

O Sesi disse ter proposto a renovação do vínculo, mas afirmou que respeita a decisão da americanense. A equipe também agradeceu a atleta “por todos os serviços prestados em sua passagem pelo time, em que mostrou muita dedicação e uma grande postura profissional”.

O Sesi não joga desde março, devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Como o time deve voltar às quadras somente em setembro, para a disputa do Campeonato Paulista, Débora não atuará mais pela equipe.

Segundo a LBF, o Luleå Basket sagrou-se campeão sueco, de forma consecutiva, entre 2014 e 2018 e estava na liderança da edição 2019/2020 até a paralisação causada pela pandemia. O clube também disputava a EuroCopa, mas ocupava a última posição em seu grupo.

Podcast Além da Capa
Totalmente paralisado na região desde o início da quarentena de combate ao novo coronavírus, o setor de eventos ainda está “no escuro” sobre quando as atividades poderão ser retomadas, ainda que de forma parcial. Além da indefinição, uma série de dificuldades surgiram por conta da situação. Nesse episódio, o editor Bruno Moreira conversa com o repórter André Rossi sobre o panorama do segmento em Americana e região.