28 de março de 2024 Atualizado 11:59

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

BEZINHA

Após 6 meses de adiamento, 2ª Divisão começa neste sábado

Tigre folga nesta primeira rodada, mas já está com o elenco montado para a estreia, que será na próxima quarta-feira

Por Rodrigo Alonso

17 de outubro de 2020, às 07h34 • Última atualização em 17 de outubro de 2020, às 11h47

Após seis meses de adiamento devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o Campeonato Paulista Sub-23 Segunda Divisão, equivalente à quarta divisão estadual, começa neste sábado (17).

O Rio Branco folga nesta primeira rodada, mas já está com o elenco montado para a estreia, marcada para a próxima quarta-feira (21).

O time enfrenta o Independente às 15 horas, no estádio Décio Vitta, em Americana. O Tigre, que chegou até as quartas de final em 2019, aparece no Grupo 4, junto de União Barbarense, Independente, Elosport e Itararé.

Nesta primeira fase, existem sete chaves, com cinco equipes cada. Os dois primeiros de cada grupo e os dois melhores terceiros colocados avançam para as oitavas de final. O torneio vai até 16 de dezembro.

Para este ano, o Rio Branco apostou, principalmente, em jogadores com experiência na Segunda Divisão, também conhecida como Bezinha ou Segundona.

Quinze atletas do elenco disputaram a competição em 2019. Quatro deles jogaram pelo Tigre: o lateral-direito Patrik, o lateral-esquerdo Leandro Guizi, o zagueiro Crepaldi e o atacante Thiago.

Técnico Jorge Parraga em diálogo com o elenco durante jogo-treino de preparação para a Bezinha – Foto: Sanderson Barbarini e Gabriel Barbarini / Foco no Esporte

O Rio Branco também se reforçou com sete jogadores que defenderam o Independente: o goleiro Felipe Ramos, o lateral Gabriel, o zagueiro Eduardo Brito, os volantes Esaul e Gustavo Gomes, e os atacantes Higor Baratinha e Lucas Soares.

Além deles, o goleiro Lucas Rodrigues, ex-Catanduva; o lateral-esquerdo João Marcos, ex-Fernandópolis; o zagueiro Machado, ex-Guarulhos; e o atacante Brendon, ex-União Barbarense.

Nos jogos-treinos, o Tigre venceu a Inter de Limeira por 1 a 0, empatou com o Atibaia em 1 a 1 e sofreu duas derrotas: para a equipe aspirante do Guarani, por 4 a 2, e para a Itapirense, por 3 a 0.

Todas as atividades aconteceram no DV. O volante Hernandes, ex-Velo Clube, marcou dois gols neste período de preparação, ambos de pênalti. Os outros tentos foram anotados por Leandro Guizi e pelo atacante Lucas Prado, que jogava na base do Guarani.

“Nós confiamos muito nos atletas que estão aí e acreditamos, realmente, que a equipe está forte, está crescendo e vai criar mais corpo ainda durante a competição. A competição é curta, mas não tenho dúvida de que nós vamos fazer um excelente trabalho. E é lógico que a meta é, realmente, o acesso”, diz o vice-presidente de futebol Claudio Bonaldo.

Adversários do Grupo 4*

  • União Barbarense – Retrospecto do Tigre: 98 jogos, com 29 vitórias, 28 empates e 41 derrotas.

Caiu na primeira fase da Bezinha em 2019. Agora, possui um novo diretor de futebol, Clayton Vieira, e uma equipe com mais opções do que no ano passado. O elenco está repleto de jogadores que defenderam o Rio Claro na última Série A2, entre eles o atacante Denilson, principal aposta do Leão.

  • Elosport – Retrospecto do Tigre: nenhum jogo.

Único clube que perdeu todos os jogos na edição passada. Agora, está sob nova direção. O treinador Luis Carlos Vilela, que comandava a equipe há 15 anos, deixou o cargo após a mudança de gestão. Entre os jogadores, a principal aposta é o meia Anderson, que defendeu o União Luziense-MG em 2019.

Com colaboração de Wagner Antonio, repórter do jornal O Expresso, de Capão Bonito.

  • Itararé – Retrospecto do Tigre: 3 jogos, com 1 vitória e 2 derrotas.

Chegou até a segunda fase no campeonato de 2019. Nesta temporada, a equipe é treinada pelo jovem Rodrigo Casa Grande, de 40 anos. O time aproveitou jogadores do ano passado, inclusive o guarda-redes Yuri Passos, que, por ter estourado a idade limite, assumiu a função de preparador de goleiros.

Com colaboração de Djalma Mineiro, comentarista da Rádio Clube de Itararé.

  • Independente – Retrospecto do Tigre: 42 jogos, com 17 vitórias, 14 empates e 11 derrotas.

Comandado pelo técnico Jorge Parraga, que hoje está no Rio Branco, chegou até a terceira fase da Bezinha no ano passado. A expectativa, neste ano, é brigar pelo acesso. O clube aposta no artilheiro Santana, que balançou a rede nos dois jogos-treinos realizados durante a preparação para o torneio.

* Retrospecto com dados do historiador Gabriel Pitor.

Tabela de jogos do Rio Branco

1ª rodada
Folga

2ª rodada
21/10 (quarta) – 15h – Rio Branco x Independente

3ª rodada
25/10 (domingo) – 15h – Elosport x Rio Branco

4ª rodada
28/10 (quarta) – 15h – Rio Branco x Itararé

5ª rodada
1/11 (domingo) – 10h – União Barbarense x Rio Branco

6ª rodada
Folga

7ª rodada
8/11 (domingo) – 10h – Independente x Rio Branco

8ª rodada
11/11 (quarta) – 15h – Rio Branco x Elosport

9ª rodada
14/11 (sábado) – 15h – Itararé x Rio Branco

10ª rodada
18/11 (quarta) – 15h – Rio Branco x União Barbarense

Publicidade