26 de maio de 2022 Atualizado 09:18

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

EVENTO INÉDITO

Americana sedia 1º Jogos Paralímpicos do Estado de São Paulo em julho

Cidade terá etapas classificatórias das regiões de Campinas e Sorocaba, segundo calendário divulgado

Por Rodrigo Alonso

27 Janeiro 2022, às 14h47 • Última atualização 27 Janeiro 2022, às 17h08

Americana vai sediar, entre os dias 1º e 3 de julho, a primeira edição dos Jogos Paralímpicos do Estado de São Paulo. A cidade receberá as etapas classificatórias das regiões compreendidas pelos DRELs (Departamentos Regionais de Esporte e Lazer) de Campinas e Sorocaba.

As informações constam no calendário de competições divulgado nesta quinta-feira (27) pela Secretaria Estadual de Esportes.

“Para nós, é motivo de muito orgulho”, diz Grasiele – Foto: Marília Pierre / Prefeitura de Americana

A inclusão de Americana na programação do campeonato, cuja fase final ocorrerá entre 1º e 4 de setembro, em São Paulo, foi comemorada pela secretária municipal de Esportes, Grasiele Rezende.

 “Para nós, é motivo de muito orgulho poder participar de uma coisa inédita, de um evento novo que o Estado está promovendo, e a nossa cidade ser escolhida para sediar um evento como esse. Isso mostra o quanto ainda nós, apesar de todas as dificuldades, somos fortes ainda no esporte”, disse.

Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

Segundo ela, por enquanto, ainda não há mais informações sobre como será a disputa em Americana. Mais detalhes serão definidos apenas a partir de março.

O calendário estadual ainda prevê o retorno de torneios como os Jogos Regionais, que ocorrerão dentro de cada região esportiva, com modalidades em diferentes cidades. Como já é de costume, o evento valerá vaga para os Jogos Abertos do Interior, que vão movimentar Sorocaba entre 3 e 15 de outubro.

Capacitação

Em Americana, de 15 a 18 de fevereiro, também haverá o Programa Paralímpico, projeto focado na capacitação de professores de educação física, estudantes do último ano de graduação em Educação Física e educadores que trabalham com práticas esportivas.

Trata-se de um projeto gratuito realizado pelo governo estadual, por meio das secretarias de Esportes e dos Direitos da Pessoa com Deficiência, com apoio da Prefeitura de Americana. As inscrições podem ser feitas no site paralimpico.com.br.

Os participantes receberão conhecimentos teóricos e práticos com foco nas modalidades de atletismo, parabadminton, goalball, tênis de mesa, natação, bocha, ciclismo e basquete em cadeira de rodas. As aulas acontecerão no Centro Cívico.

Publicidade