29 de março de 2024 Atualizado 08:59

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

POTÊNCIA NACIONAL

Americana/Esmeralda conquista a quarta posição no Brasileiro de Futebol 7

Equipe ficou entre os quatro melhores do País em evento realizado na capital e, no sábado, vai buscar vaga na final do Paulistão

Por Rodrigo Alonso

04 de novembro de 2021, às 07h25 • Última atualização em 04 de novembro de 2021, às 09h54

Romário e Gabriel ajudaram o time americanense a chegar até as semifinais – Foto: @foto_e_sports

O Americana/Esmeralda está entre as quatro melhores equipes de futebol 7 do País. O time ficou em quarto lugar no Campeonato Brasileiro da modalidade nesta terça-feira (2), em São Paulo, em sua primeira participação no torneio.

O evento começou no último sábado e se estendeu até o feriado, na Arena Nacional. A equipe americanense já tem outro compromisso marcado para o próximo sábado, às 13h30, quando vai enfrentar o Nacional em busca de uma vaga na final do Paulistão.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

No Brasileiro, o Americana/Esmeralda teve uma campanha de três vitórias e duas derrotas. Nas semifinais, perdeu para o MDV F7BH/Tupi por 3 a 0.

“Fizemos uma partida muito abaixo do que temos condições e a vitória não veio. Sentimento de que poderíamos estar na grande final caso repetíssemos as atuações anteriores, mas a experiência é o que mais importa”, disse o treinador Jefferson Alves, que é auxiliado por André Salustiano.

Na fase de grupos, o time tinha liderado sua chave, com triunfos por 4 a 2 sobre o Sport-MG e por 5 a 2 contra o Áurea Football-RJ, e uma derrota por 2 a 1 para o Nacional. Depois, nas quartas de final, venceu o Monaco-MG por 4 a 2.

Jefferson Alves, treinador, destacou a experiência obtida na competição nacional – Foto: Divulgação

A competição contou com 20 equipes de oito estados diferentes: Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, mais o Distrito Federal. O campeão foi o Áurea Football.

Diferente do Brasileiro, o Paulista acontece de forma espaçada, em datas diferentes. O campeonato teve início em agosto.

No próximo sábado, o Americana/Esmeralda fará sua segunda e última partida pela segunda fase, na qual há dois grupos com três times cada. O líder de cada chave se classifica para a final.

Estreante no torneio, a equipe americanense ocupa a primeira colocação de seu grupo, com três pontos. Basta uma vitória diante do Nacional para que o time garanta um lugar na decisão sem depender de outros resultados.

Estrutura

O Americana/Esmeralda existe desde 2009 – chegou a adotar outros nomes durante sua trajetória – e possui apoio da Secretaria Municipal de Esportes.

“Mesmo com uma estrutura menor do que outras equipes, obtivemos ótimo resultado com a quarta colocação [no Brasileiro]. Vamos buscar um planejamento melhor e uma estrutura que possa nos colocar de igual para igual com as demais equipes”, afirmou o diretor André Formigoni.

Modalidade tem características diferentes – Foto: Edição de artes / O Liberal

No plantel, a equipe também conta com Adonis Pavani, Breno de Almeida, Bruno Corrêa, Daniel Simões, Fabio Dearo, Felipe de Faria, Francisco Oliveira, Gabriel da Silva, João Antonio dos Santos, Juliano Toledo, Leandro Rodrigues, Lucas de Barros, Mateus Silvestre, Nathan dos Santos, Renan Gomes, Richard Bernardes, Romário de Souza, Ronaldo Lincoln, Valter Marques Junior, Vinicius Ferreira de Sousa, Vinícius Moreno de Souza, Walker Ferreira.

Publicidade