17 de abril de 2024 Atualizado 23:47

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Tóquio-2020

Mesmo sem vaga, Débora é destaque em torneio

Americanense foi a líder em assistências e roubadas de bola no torneio classificatório para Tóquio, disputando na França

Por Rodrigo Alonso

11 de fevereiro de 2020, às 08h11 • Última atualização em 27 de abril de 2020, às 11h47

A Seleção Brasileira de basquete feminino sofreu três derrotas em três jogos no Pré-Olímpico da França, que terminou neste domingo, e está fora das Olimpíadas de Tóquio-2020. No entanto, apesar dos resultados, a americanense Débora Costa conseguiu se sobressair.

Na competição, o Brasil perdeu para Porto Rico (91 a 89), França (89 a 72) e Austrália (86 a 72), atual vice-campeã mundial. Todas as quatro equipes se enfrentaram em formato de pontos corridos, e as três melhores carimbaram passagem para os Jogos Olímpicos. A seleção brasileira ficou em quarto lugar.

Foto: FIBA / Divulgação
Débora teve 20 assistências e nove roubadas de bola durante o torneio

Mesmo com perda da vaga, Débora foi melhor do torneio em duas estatísticas: assistências, com 20, e roubadas de bola, com nove.

Na última partida, contra a Austrália, a armadora também liderou nesses dois quesitos e recebeu elogios da “Rainha” Hortência, que comentava o jogo pelos canais SporTV. O confronto era de “vida ou morte” para o Brasil, que, se vencesse, estaria, em tese, classificado para Tóquio-2020.

“Eu tenho orgulho dessas meninas. Fizemos um jogo de igual para igual com a vice-campeã do mundo. É claro que é triste ficar de fora da Olimpíada, mas fizemos um bom trabalho nos últimos sete meses e essas meninas evoluíram muito, de forma impressionante”, disse o treinador José Neto ao site da CBB (Confederação Brasileira de Basketball).

Além de Débora, a seleção contava com outros dois moradores de Americana na comissão técnica: a gerente Adriana Santos e o auxiliar Virgil Lopez.

A pivô americanense Stephanie Soares é outra atleta que costuma fazer parte do plantel, mas, por questões acadêmicas, não pôde disputar o Pré-Olímpico.

Publicidade