23 de abril de 2024 Atualizado 16:43

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

12ª Festa do Bom Jesus

Histórias de dedicação e fé unem voluntários em prol da festa

Na edição deste ano, são cerca de 500 voluntários atuando para a festa acontecer

Por *Stela Pires

30 de junho de 2022, às 07h11 • Última atualização em 30 de junho de 2022, às 07h33

Voluntárias trabalham preparando os itens que compõem o cardápio da Festa do Padroeiro Bom Jesus - Foto: Paróquia Bom Jesus - Divulgação.JPG

No dicionário, o voluntário é aquele que só depende da vontade de se doar, mas o lema da 12ª Festa do Padroeiro Bom Jesus representa bem de onde vem a motivação dos voluntários da paróquia. A missão nasce do amor.

A festa, que acontece durante nove dias, demanda meses de preparação e dedicação dos voluntários. A organização do evento começa em novembro do ano anterior, com a equipe da coordenação – um grupo de cinco pessoas – e a definição das atrações musicais da festa.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

A partir disso, os coordenadores de cada barraca presente na festa são convocados para começar a montar as equipes que estarão responsáveis por cada setor. Na edição deste ano são cerca de 400 a 500 voluntários montando e colaborando com a quermesse.

Os colaboradores dedicados à cozinha começam os trabalhos às 5h e atravessam o dia até todos os preparos estarem prontos para o início da quermesse. Todas as comidas típicas são feitas com muito cuidado e dedicação pelo voluntariado.

“O que é isso? É porque amam a comunidade, amam a igreja, fazem isso com muito amor e não são poucos, são muitas pessoas, muitas pessoas que se doam, que estão lá trabalhando, então por isso escolhemos a frase ‘a missão nasce do amor’”, diz o pároco Marcelo Fagundes.

Para o padre, o amor que os voluntários têm pela igreja, pela comunidade e pela vida que partilham dentro da paróquia são alguns dos motivos que movem a equipe. “É uma coisa atrelada a outra, não tem amor sem fé e não tem fé sem amor. Esse amor impulsiona eles a viverem, a se doarem”.

Joana Covolan já perdeu as contas de quantos anos está como voluntária na Paróquia Senhor Bom Jesus. Frequentadora da igreja desde criança, onde fez a Primeira Eucaristia, a aposentada, de 67 anos, é coordenadora da cozinha da festa há cinco anos, mas ajuda no tradicional evento desde seu início, em 2008.

Joana Covolan já perdeu as contas de quantos anos está como voluntária na Paróquia Senhor Bom Jesus – Foto: Claudeci Junior – Liberal.JPG

Inicialmente, começou ajudando nos eventos e na igreja a pedido de outros voluntários, mas a principal motivação de Joana não ficou de lado. “É amor. É amor pelo que faz, pelo que gosta de fazer, de atender as pessoas, de ver a satisfação das pessoas em comer a comida que a gente faz, que gostam, que elogiam o trabalho da gente. É simplesmente amor”.

Para ela, a paixão pelo trabalho veio do pai, Paulo Primo Quaino, que foi voluntário por muito tempo em outra paróquia da cidade, assim como o gosto por cozinhar. Na coordenação da cozinha, a voluntária faz o controle da compra dos alimentos necessários para a produção do pastel, da batata frita, batata em molho e da polenta.

O voluntariado se tornou quase uma tradição na família. O falecido marido de Joana trabalhava na festa, assim como hoje trabalham o sobrinho e o irmão dela, Lázaro Quaino.

Aos 75 anos, Lázaro Quaino auxilia em todas as festas e quermesses do Bom Jesus – Foto: Claudeci Junior – Liberal.JPG

Lázaro já não sabe há quanto tempo frequenta a igreja, mas lembra com afeto de que foi lá que casou há 50 anos e, antes disso, já ia à paróquia. Aos 75 anos, o aposentado auxilia em todas as festas e quermesses do Bom Jesus e está pronto para todos os serviços. “O que aparecer a gente ajuda”, se diverte.

Apesar de também auxiliar na cozinha e no frango a passarinho quando necessário, Quaino é responsável pelos espetinhos e este ano estará coordenando três pontos de venda. Lázaro tem gosto pelo voluntariado, e o que o motiva é poder ajudar a igreja e a comunidade.

*Estagiária sob coordenação de Valéria Barreira 

Publicidade