28 de março de 2024 Atualizado 07:43

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Junho Verde

Escolas de Nova Odessa adotam conceitos sustentáveis

Creches adotam práticas e são consideradas modelos para o ensino prático de ações em prol ao meio ambiente junto a estudantes

Por Danilo Reenlsober

05 de junho de 2019, às 07h50 • Última atualização em 24 de julho de 2019, às 14h06

Embora a preocupação com a sustentabilidade seja crescente, apenas uma das cinco cidades da RPT (Região do Polo Têxtil) possui unidades de ensino municipais com o conceito de escolas sustentáveis. Na prática, essas escolas vão além do ensino da educação ambiental aos alunos: elas trazem práticas sustentáveis também em sua estrutura, de forma permanente.

Foto: Prefeitura de Nova Odessa / Divulgação
Creches em Nova Odessa são certificadas pelo Programa Município Verde-Azul

Nova Odessa é a única cidade da região que apresenta unidades escolares com essa preocupação. Dois Cmei’s (Centro Municipal de Ensino Infantil) – Aparecida Rodrigues Prata, no Jardim São Francisco, e Professora Maria Estela Diniz Gazzetta, no Jardim Capuava -, possuem itens como sistema de captação e reutilização da água da chuva, energia solar, vaso sanitário com temporizador e sistemas de ventilação e iluminação natural.

Ambas são consideradas unidades modelo de sustentabilidade ambiental por adotar uma série de ações práticas que resultam em economia de recursos naturais e financeiros. Além disso, são certificadas pelo Programa Município Verde-Azul, pela série de boas ações ambientais desenvolvidas.

Segundo a diretora de Meio Ambiente de Nova Odessa, Aryhane Massita, as construções sustentáveis são importantes pois visam o uso otimizado dos recursos naturais. “A nossa visão é que tendo esse tipo de instalação modelo, além de economia financeira para o município, também existe um fomento às pessoas adotarem essa conduta sustentável”.

Ainda segundo Aryhane, quem convive em um ambiente sustentável acaba levando esse conceito para casa e assumindo essa postura na sua rotina. “Essa mudança de atitude impacta positivamente na forma como essa pessoa interage com o meio”, disse.

Publicidade