10 de maio de 2021 Atualizado 18:08

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Especial Educação

União entre pais e equipe pedagógica garante sucesso no Colégio Antares

Colaboradores do Antares contam a experiência de transformar 2020 em um ano produtivo

Por Redação

13 dez 2020 às 11:00 • Última atualização 13 dez 2020 às 11:11

O ano de 2020 foi um ano de sucesso e muito aprendizado para o Colégio Antares de Americana. A união da FAEC (Fundação Antares de Educação e Cultura) com a equipe pedagógica e os pais dos alunos foi de extrema importância para que 2020 não fosse considerado um ano perdido.

Em um ano atípico por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a escola teve a preocupação em adaptar o mais rápido possível as aulas presenciais para o on-line. O Antares trabalhou dobrado para que o comprometimento com as aulas dentro do planejamento e do calendário escolar fosse cumprido.

Em um ano atípico por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o Antares teve a preocupação em adaptar o mais rápido possível as aulas presenciais para o online – Foto: Marcelo Rocha / O Liberal

Em questão de uma semana, a equipe conseguiu readaptar o conteúdo pedagógico para que os alunos não fossem prejudicados. Assim, o Antares forneceu todo o material e recursos necessários para os professores e também para os alunos que tiveram dificuldades técnicas.

A inovação do colégio foi a incorporação do anfitrião: uma pessoa responsável para checar a demanda tecnológica das aulas. Assim, se algum aluno tiver problemas técnicos, a responsabilidade fica com o anfitrião e o professor fica livre para ministrar a aula.

Porém, as inovações não pararam. No decorrer do ano letivo, a troca de experiência entre professores permitiu que novas ferramentas e métodos fossem incluídos, com o objetivo de cada vez mais adaptar a experiência pedagógica.

“Não tivemos ninguém que não conseguiu trabalhar, não tivemos nenhuma reclamação com professor. A troca de experiência nesse período foi maior que no dia a dia. Foi o melhor ano em questão de união e é por isso que não foi um ano perdido para gente”, diz o diretor pedagógico, Volnei Sacardo.

Para estimular o aluno e ainda seguir todas as medidas de segurança, o Antares implantou atividades complementares fora de casa, como aulões no formato drive-in, cinema drive-in e, também, uma festa junina drive-thru. Tanto para os aulões como para os cinemas, os temas foram pensados e escolhidos pela equipe pedagógica de acordo com o conteúdo estudado em sala.

Wladimir Faé Filho, presidente da diretoria executiva, e Volnei Sacardo, diretor pedagógico – Foto: Marcelo Rocha / O Liberal

Ao finalizar o ano letivo, todos os conteúdos foram cumpridos, as avaliações de recuperação concluídas, minimizando os efeitos da suspensão
das aulas presenciais.

Todas essas atividades foram pensadas e planejadas pela equipe, a fim de garantir ainda mais a participação dos pais na vida escolar dos filhos. “Todo o apoio que a escola deu, além do suporte das nossas psicopedagogas e dos nossos coordenadores, fortaleceu muito o vínculo família e escola”, conta o presidente da diretoria executiva, Wladimir Faé Filho.

Através do aplicativo ClassApp, utilizado pela escola, os pais conseguem se comunicar com qualquer setor da escola. Pelas redes sociais do Colégio Antares, é possível visualizar as mensagens positivas enviadas pelos pais.

O apoio tão grande recebido pelos pais, segundo Volnei, vem da aceitação das medidas que o colégio adotou e o fato de entender que na pandemia é necessário pensar na coletividade. “Ninguém fica para trás”, garante o diretor pedagógico. “O problema é grande, mas precisamos encarar. Nós não reclamamos, a partir do problema buscamos soluções”.

Novo ano letivo
Para 2021, o colégio prevê o retorno das aulas híbridas, ou seja, uma mescla entre as aulas online com as presenciais. Os familiares já têm recebido questionários sobre o retorno presencial, que será optativo.

Com isso, a escola passa por várias reformas e adaptações para modernizar e proporcionar mais segurança aos alunos, professores, funcionários e familiares. Foi adaptado o espaço para garantir maior ventilação, iluminação e também foi adicionado mais locais para higienização.

Além disso, a adaptação foi pensada no aspecto tecnológico, na compra de novos equipamentos eletrônicos, como computadores – para o professor e o anfitrião, projetores a laser, câmeras Full HD e microfones. Foi contratada ainda uma equipe especializada em vídeo para garantir o melhor enquadramento, iluminação e equipamentos para as transmissões ao vivo.

O maior foco do colégio será no acolhimento dos alunos, de adaptá-los a um novo cenário escolar e realizar uma análise pedagógica. Será disponibilizado todo o apoio para alunos que precisarem de uma recuperação paralela, assim como o colégio já realizava.

Colégio Antares

Unidade 1: Rua Icaraí, 100 – Jd. Ipiranga, Americana | (19) 3461-5647
Antares Educação Infantil: Av. Iacanga, 789 – Jd. Ipiranga, Americana | (19) 3461-5647
Antares Unidade 3: Av. Armando Salles de Oliveira, 1369 – Jd. Ipiranga, Americana | (19) 3461-5647
www.antaresamericana.com.br
Facebook.com/FaecColegioAntares
Instagram.com/antaresamericana

Painel de Negócios: conteúdo patrocinado produzido pelo LIBERAL sob demanda para clientes. Entre em contato pelo comercial@liberal.com.br ou no WhatsApp (19) 99708-8831.

Publicidade