15 de abril de 2024 Atualizado 23:49

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Especial Educação

Inovação com total adequação às tecnologias e ao ambiente virtual

Colégio Pilares é referência no uso de material didático digital, na educação socioemocional dos alunos e no sistema bilíngue

Por Redação

13 de dezembro de 2020, às 11h00 • Última atualização em 15 de dezembro de 2020, às 09h12

O Colégio Pilares, em Santa Bárbara d’Oeste, é destaque na adequação dos alunos à revolução tecnológica e ao ambiente virtual. A escola tem em mente que a tecnologia permite acesso a uma abundância de informações e a meios de comunicação e de expressão que favorecem a curiosidade, a exploração do mundo e a autonomia de crianças e jovens.

O Colégio Pilares proporciona o aprimoramento das relações interpessoais – Foto: Ernesto Rodrigues / O Liberal

Com isso, a mudança para o ambiente virtual em março, no início da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), não trouxe dificuldades. A diretora Heliana Battaglia Beltrame conta que em uma semana o ambiente virtual já havia se instalado.

A rapidez nesse processo só foi possível pelo uso do material didático digital, o Geekie One. Ele não é apenas um material que foi digitalizado, mas sim um material próprio para o meio digital. Cada aluno tem seu equipamento para realização dos estudos e atividades com o sistema educacional.

O material é atualizado constantemente e também permite que cada professor atualize da maneira que melhor preferir. Por ser virtual, permite que tenha vídeos, gifs ou imagens animadas. Lá, são realizadas
atividades, simuladores e interação direta com os professores.

O diferencial do sistema educacional, é que no Geekie One os professores conseguem visualizar as dificuldades dos alunos em cada atividade, podendo conferir onde ele poderá trabalhar melhor nas próximas aulas. A tecnologia é mais prospectiva e empodera o trabalho dos professores,
otimiza a rotina e aumenta a produtividade dos alunos.

Na volta às aulas em outubro, o Colégio Pilares adotou o sistema híbrido, com a interação entre alunos presenciais e à distância – Foto: Ernesto Rodrigues / O Liberal

“As aulas remotas foram trabalhosas, os professores tiveram que se reinventar, tentar novas estratégias, mas a gente deu conta. O Geekie One mostrou ótimos resultados. A parceria com os pais também foi necessária, principalmente com os menores”, conta Heliana.

A comunicação com os pais também precisou ser virtual, algo que o Colégio Pilares já estava adepto. Com o uso do aplicativo ClassApp, a
comunicação se torna simples e rápida na agenda e relatório dos alunos.

Resultados
Foi realizada uma avaliação através da plataforma Geekie One que mostrou ótimos resultados no aprendizado dos alunos nesse ano. Com destaque para o Ensino Médio, onde os alunos apresentaram resultados da nota do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) acima dos obtidos no ano anterior.

O Colégio Pilares tem se destacado em Santa Bárbara d’Oeste também pelo esforço e aprovação dos alunos nas mais importantes universidades do Brasil e do mundo. Todos os resultados podem ser conferidos no site e rede social da instituição.

Proposta pedagógica
O nome do Colégio Pilares foi baseado nos quatro pilares da educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.

A diretora Heliana Battaglia Beltrame – Foto: Ernesto Rodrigues / O Liberal

A missão da escola é construir pilares para a vida das próximas gerações.
Assim, a escola adota uma proposta que valoriza o aluno como ser integrante de uma sociedade e que, por isso mesmo, possui muitos conhecimentos que não podem ser relegados a segundo plano, pelo contrário, devem ser aproveitados no processo ensino-aprendizagem.

Escola da Inteligência
O colégio trabalha com a Escola da Inteligência, baseada e fundamentada na Teoria da Inteligência Multifocal, elaborada pelo Dr. Augusto Cury. O programa educacional foca em desenvolver a educação socioemocional no ambiente escolar.

Assim, por meio da educação das emoções e da inteligência, o Colégio Pilares proporciona um aprimoramento das relações interpessoais e o aumento da participação da família na formação integral dos alunos.

“Nós somos uma escola que trabalha dessa forma. Respeitando a diversidade, nossa preocupação é aceitar cada estudante como é, buscando suprir suas necessidades de modo individualizado”, diz a diretora.

Escola bilíngue
O Colégio Pilares trabalha com a proposta de escola bilíngue, utilizando o material da Cambridge Assessment, que também tem uma plataforma digital. Assim, o aluno já começa a trabalhar o inglês dentro da escola, sem necessidade de um curso extra.

Volta ao presencial
O Colégio retornou às aulas presenciais em 19 de outubro com apenas 35% dos alunos. Para isso, foi realizado uma enquete com os pais que teriam interesse em voltar. Assim, as aulas seguiram híbridas: virtual e presencial ao mesmo tempo.

Com isso, os protocolos de saúde aumentaram rigorosamente. O uso de máscara é obrigatório para alunos e funcionários, além da aferição de temperatura e tapete sanitizante nas entradas. Pontos de álcool em gel também foram distribuídos por toda a escola.

O aplicativo ClassApp foi de suma importância no retorno, pois com ele foi criado um monitor de bem-estar, sistema que automatiza a coleta de informações de saúde dos alunos da escola e gera um relatório que traz um diagnóstico dos casos, para acompanhamento da comunidade escolar. Além de ajudar na organização do espaço escolar, garante a todos segurança e conforto.

Para o próximo ano letivo, o Colégio Pilares aguarda o posicionamento das autoridades municipais, mas se diz preparado para os novos desafios.

Colégio Pilares

Avenida Corifeu de Azevedo Marques, 300 – Loteamento Colinas de Santa Bárbara, Santa Bárbara d’Oeste
Funcionamento: segunda a sexta-feira das 7h às 19h
Telefone: (19) 3463-3469 ou (19) 3455-6310
E-mail: contato@colegiopilares.com.br
Website: colegiopilares.com.br
WhatsApp: (19) 99117-8082
Facebook.com/colegiopilaressbo
Instagram.com/pilarescolegio

Conteúdo patrocinado produzido pelo LIBERAL sob demanda para clientes. Entre em contato pelo comercial@liberal.com.br ou no WhatsApp (19) 99708-8831.

Publicidade